Marcello Veríssimo

Moradores da praia da Fortaleza, região norte de Ubatuba, enfrentam uma série de dificuldades desde as fortes chuvas que atingiram o litoral norte no mês de fevereiro. De acordo com eles, os ônibus pararam de circular no bairro, o caminhão de coleta de lixo não consegue chegar e as crianças do local também estão sem ir à escola.

Os moradores também esperam providências da administração municipal sobre a contenção de uma encosta e a retirada de uma rocha que pode desabar em caso de nova chuva forte. “Estamos sem ônibus faz tempo. A prefeitura prometeu colocar uma van para levar as crianças para a escola, mas nada foi feito até agora. As crianças estão sem estudar. Estamos sem coleta de lixo, pois os caminhões não podem trafegar pela estrada”, eles dizem.

Pelos relatos que circulam na internet, a situação é bem crítica no local. A principal estrada de acesso ao bairro está em obras, assim como outras ruas, também atingidas pela chuva.

A Defesa Civil da cidade monitora uma rocha no alto do morro, que ameaça cair sobre as casas em situação de risco em caso de chuva forte. O alerta é que a população deixe suas casas o mais rápido possível, em caso de chuva forte. “Temos tentado marcar uma reunião com a prefeita para reivindicar nossas prioridades, mas isso ainda não aconteceu. No dia 16 estivemos lá na prefeitura, mas nada foi feito. O descaso tem sido grande por parte da prefeitura. Tivemos que protocolar o pedido da van para que as crianças retornassem às aulas, mas até agora, nada”, os moradores reclamam.

Prefeitura

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Ubatuba disse aos jornalistas que de acordo com a Defesa Civil da cidade, o Instituto de Pesquisas Ambientais e a Defesa Civil do Estado a orientação é que as casas sejam interditadas nos períodos de chuva forte e, dessa forma, as casas podem ser interditadas.

A assessoria de imprensa também disse que os moradores estão cientes e eles próprios querem permanecer no local e optaram por não ir para abrigos. De acordo com a prefeitura, qualquer
providência estrutural na estrada só poderá ser realizada após a finalização oficial do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), que foi estendido até 15 de abril.

A prefeitura não comentou sobre as reclamações dos moradores, entre elas a falta de coleta de lixo e dos ônibus circulares.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *