A Prefeitura de Ilhabela dispõe de várias frentes de atendimento especializado para pessoas e crianças com deficiência na cidade. As ações são centralizadas principalmente sob a coordenação das secretarias de Saúde e de Educação.

Na Saúde, a rede dispõe de equipes multidisciplinares com profissionais nos principais equipamentos de atenção básica, como o Programa de Saúde da Família (PSFs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS1), Academia da Saúde, Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS AD), Centro de Especialidades, Centro de Especialidades em Fisioterapia, Ambulatório de Saúde Mental Infantil e Centro de Referência Especializado.

 “A sociedade precisa evoluir muito para compreender a inclusão e o dever do poder público é implementar políticas que realmente contribuam com a causa. Em Ilhabela dispomos de serviços especializados e buscamos investir principalmente no combate à desinformação, foco dos problemas enfrentados”, afirma o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

As equipes de atendimento da saúde são formadas por diversos especialistas, entre psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, preparadores físicos, nutricionistas e profissionais de enfermagem. Em 2022 a Prefeitura realizou mais de 11,1 mil atendimentos apenas no Centro de Reabilitação Infantil, localizado no Espaço Carolina Vanderstappen, no Perequê.

As Comunidades Tradicionais do arquipélago também são assistidas por meio das equipes do Programa de Saúde da Família. Todas as pessoas que necessitam de atenção são direcionadas às respectivas necessidades e a Prefeitura ainda dispõe de auxílio com combustível para garantir a vinda dessas famílias para os atendimentos especializados na área urbana da cidade.

CAPI

Na área da Educação, o município dispõe do Centro de Apoio Pedagógico e Inclusivo (CAPI), que acolhe, avalia e acompanha os estudantes da rede municipal de ensino encaminhados pelas unidades escolares, bem como suas respectivas famílias. Os profissionais da rede de ensino também recebem orientação e capacitação contínua para identificar e acompanhar os alunos assistidos.

O CAPI conta com uma rede de profissionais formada por psicólogas, fonoaudiólogas, psicopedagogas, coordenação técnica e administrativa, equipe de apoio (oficial administrativo e auxiliar de serviços gerais) e uma psicóloga institucional que atua exclusivamente no atendimento às famílias das Comunidades Tradicionais.

Em 2022 o centro de apoio atendeu 250 crianças. O encaminhamento aos profissionais especializados é realizado após avaliação diagnóstica do aluno e com a ciência dos pais ou responsáveis. O CAPI atua ainda em intervenções pontuais, como o caso de crianças que precisam de atendimento em fonoaudiologia, por exemplo. As intervenções pedagógicas ficam a cargo do setor de Atendimento Municipal de Educação Especializada Inclusiva (AMEEI) da secretaria de Educação.

Vale ressaltar que o município dispõe de outras parcerias para rede de apoio, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que atualmente atende cerca de 200 pessoas.

Para ter acesso aos serviços especializados para pessoas com deficiência em Ilhabela, entre em contato com a Unidade Básica de Saúde ou Escola mais próxima.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *