Marcello Veríssimo
O pânico e o medo ainda rondam as escolas da região. Após os atentados em Blumenau, Santa Catarina, e em São Paulo. ao longo das duas últimas semanas pelo menos outras nove pessoas que realizaram ameaças de massacres contra escolas foram identificadas pela Polícia Civil no litoral paulista. A maioria dos registros aconteceram na Baixada Santista, no litoral sul, mas também existem relatos de ameaças em São Sebastião, onde um homem foi preso depois de entrar armado em uma escola pública, e em Caraguatatuba.
Como forma de precaução, em Ilhabela, o prefeito Toninho Colucci (PL) se antecipou e anunciou nesta semana diversas medidas para reforçar a segurança nas escolas. Em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Instituições de Ensino e a comunidade escolar.
Na manhã desta terça-feira (11), foi realizada uma reunião na prefeitura com representantes das secretarias municipais de Educação, Governo, Segurança Pública, Gabinete do Prefeito; Polícia Civil e Militar; gestores das escolas Estaduais e particulares da cidade e os vereadores, Leléco Augusto e Gabriel Rocha, para debater as principais ações no reforço da segurança das escolas.
De acordo com a prefeitura, a ronda escolar, realizada pela PM, foi ampliada e teve início nesta segunda-feira (10). Outra medida anunciada é a ampliação da Atividade Delegada para intensificar a prevenção e a fiscalização nas unidades escolares e suas adjacências.
O prefeito Toninho Colucci também decidiu remanejar os agentes de Segurança Patrimonial das escolas. Agora, os funcionários que faziam a vigilância no período noturno, passam a trabalhar no período diurno.
Além disso, o contingente desses agentes receberá o reforço de mais funcionários, para atender a demanda local.
A prefeitura informou que as unidades de ensino do município também já foram alertadas para denunciar qualquer pessoa que apresente atitude suspeita.
A comunidade pode contribuir com denúncias por meio do telefone 190.
O Delegado Titular da Polícia Civil de Ilhabela, Caio Fresatto, disse que é de extrema importância que as pessoas registrem o boletim de ocorrência (presencial ou online), além de denunciar a disseminação de conteúdos que incitem a violência nas redes sociais e também de fakenews.
Grupo de Trabalho – A prefeitura informou que um Grupo de Trabalho Intersetorial será criado para definir protocolos relativos à segurança nas escolas.
O Conselho Municipal de Educação recomendou que a Secretaria de Educação e as unidades de ensino da rede Estadual e privada, adotem como pauta urgente o debate em torno do fortalecimento das ações já existentes e da implementação de novos projetos que visem não só a conscientização e superação de casos de Bullying (e do cyberbullying), mas também a prevenção nas escolas e a implementação da Cultura de Paz, considerando o estudo e discussão dos diversos modelos e perspectivas.
O prefeito Toninho Colucci disse que a população pode ficar mais tranquila. “Todas as medidas já estão sendo tomadas para garantir a segurança e proporcionar mais tranquilidade aos alunos, pais, professores e funcionários após os tristes ataques registrados em escolas do país”.