Marcello Veríssimo

O Outono começa a dar o ar de sua graça e ressoar na balneabilidade das praias, que geralmente melhora nesta época do ano. Boletim de balneabilidade da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que foi divulgado nesta quinta-feira (13) mostra que o número de praias consideradas impróprias, segundo a análise da companhia, caiu praticamente pela metade. Durante o feriado da Páscoa, na semana passada, eram nove praias consideradas impróprias ao banho de mar.

Ubatuba continua como a cidade com maior número de bandeiras vermelhas na região, quatro. São as seguintes praias: Picinguaba, Iperoig, Itaguá e Enseada.

Em Caraguatatuba, segue imprópria a praia do Indaiá, na região central do município. Assim como em São Sebastião, somente a praia Toque-Toque Pequeno, na costa sul do município, recebeu bandeira vermelha da Cetesb nesta semana.

Já em Ilhabela, a análise da Cetesb constatou que nenhuma das 19 praias monitoradas recebeu bandeira vermelha.

A orientação da Cetesb é evitar o mar nas praias que estejam com bandeira vermelha, principalmente após chuvas muito intensas, assim como evitar o banho em canais, córregos ou rios que desaguam no mar.

Outra recomendação da Cetesb é evitar o banho de mar em praias que estejam com água barrenta, com detritos e que estejam próximas aos cursos d’água.

De acordo com a Cetesb, as praias sinalizadas com bandeira vermelha representam risco de transmissão de doenças pelo esgoto presente na água do mar.

A Cetesb monitora desde 1974 as principais praias do Litoral Norte. Atualmente, são monitorados 97 pontos em 83 praias da região. A Cetesb avalia as condições do mar em dois setores das praias, geralmente, próximo aos rios que desembocam nas praias e no meio delas. As praias liberadas para banho são sinalizadas com bandeiras de cor Verde.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *