Marcello Veríssimo
O ex-prefeito de Caraguatatuba, José Dias Pais Lima, conhecido por Zé Dias, 94, foi vítima de um roubo na madrugada deste sábado (15) enquanto dormia em casa, na companhia de sua esposa. O casal foi rendido por dois bandidos encapuzados que invadiu a casa do ex-prefeito na região central do município.
A dupla de criminosos, armada apenas com uma faca, fez o casal refém após pular o muro de aproximadamente 2 metros do imóvel. O crime aconteceu por volta das 5h da manhã.
De acordo com a polícia, eles arrombaram uma das janelas do imóvel quando foram surpreendidos pelas esposa do político que tem 86 anos, tentou impedir a entrada dos criminosos, mas acabou sendo rendida por eles e ficou ferida nos braços e pernas.
Um dos criminosos era conhecido do casal. Enquanto um dos bandidos manteve a mulher refém e recolheu dinheiro, equipamentos eletrônicos, telefones celulares e objetos de valor, o outro prendeu o ex-prefeito no quarto.
A dupla de ladrões fez a limpa, colocou os produtos roubados no carro da vítima e fugiu sentido rodovia dos Tamoios, onde acabaram presos, na altura de Paraibuna.
Antes de fugir, próximo já das 6h da manhã, os criminosos amarraram o casal em um dos quartos da casa. De acordo com a polícia, eles conseguiram se soltar e avisaram as autoridades.
Policiais civis e militares estiveram na casa do ex-prefeito para investigar o crime. Imagens das câmeras de segurança instaladas na região central da cidade ajudaram na busca pelos criminosos.
Quatro câmeras captaram a ação dos bandidos na casa do ex-prefeito. Os criminosos foram levados para a delegacia e confessaram o assalto.
A polícia recuperou todos os produtos roubados. De acordo com a polícia, um dos bandidos foi identificado como Patrick e seria morador de São Sebastião, enquanto o comparsa identificado como Leonardo seria conhecido do ex-prefeito e morava em uma obra invadida há cinco anos, que fica na frente na casa do político.
A investigação revelou que Leonardo e sua família receberam ajuda do ex-prefeito em diferentes ocasiões, por meio de doação de alimentos e dinheiro. A mulher de Leonardo também acabou presa suspeita de participar do crime.
As vítimas disseram que moram na mesma casa há 60 anos e essa é a primeira vez que foram roubados.
Zé Dias foi prefeito de Caraguatatuba em 1992 após a cassação do então prefeito José Bourabeby pela Câmara de Vereadores. Ele também foi vereador entre 1972 e 82 e presidente da Câmara entre 1979 e 1981.