Primeira reunião de Narcóticos Anônimos no metaverso foi realizada em Paris

WhatsApp Image 2023-04-19 at 08.49.04

Marcello Veríssimo

No último dia 17 de abril completou dois meses a realização da primeira reunião de Narcóticos Anônimos no metaverso, o NAverse, que aconteceu em Paris, na França. De acordo com a irmandade, oito de seus membros debateram dias dependências e o seu progresso rumo a uma vida livre das drogas em uma experiência imersiva. O projeto é capitaneado com uma parceria técnica entre a VR Academy e a Socialyse Paris.

Nos últimos dois anos, o vício em drogas, álcool ou medicamentos cresceu tão rapidamente quanto novas medidas sanitárias permeiam nossas vidas diárias, após a pandemia da Covid-19.

Narcóticos Anônimos é uma irmandade ou sociedade em uma rede global de grupos de mútua ajuda, que organiza reuniões dedicadas a ajudar os dependentes químicos em busca de recuperação com o abuso de substâncias químicas. N.A nasceu há quase 50 anos inspirada no modelo de Alcoólicos Anônimos.

De acordo com o NAverse, as reuniões são focadas na presença, fala, apoio e um sentimento de pertencimento que mantém a comunidade unida em todo o planeta.

Durante a pandemia, as portas das salas de
Narcóticos Anônimos fecharam uma a uma. Os membros, que estavam acostumados a participar das reuniões migraram para o modelo das reuniões virtuais, pela internet, que segundo N.A foi um período mais difícil para novos potenciais membros darem o primeiro passo para perceber verdadeiramente a eficiência desta solução que acontece nas reuniões e necessita da presença física e moral de uma comunidade.

O Metaverso- A Socialyse Paris, agência do Grupo Havas, acompanhou Narcóticos Anônimos na criação de uma experiência imersiva no metaverso para melhor recriar a sensação de presença, apoio e orientação que as reuniões presenciais podem proporcionar.

A chefe de influência da Socialyse Paris, Émilie Cabanié, disse que não é mais segredo que o metaverso é uma revolução e um verdadeiro passo à frente. Ela disse que embora seja compreensível que algumas pessoas se preocupem, o projeto foi criado para uma questão de interesse público. “Dissemos a nós mesmos: e se a tecnologia imersiva permitisse um melhor tratamento de doenças mentais e, especificamente, de vícios? É nosso papel, como profissionais das áreas de comunicação e publicidade, usar essas tecnologias de maneira significativa e oferecer soluções práticas para alguns dos principais desafios do nosso tempo. Esperamos que esta primeira experiência inspire iniciativas semelhantes em outros lugares”, disse Émille.

Resultados – Narcóticos Anônimos na França informou que entre os participantes desta primeira experiência no metaverso, tanto os membros regulares quanto os recém-chegados compartilharam suas próprias experiências com jornalistas que foram convidados para uma coletiva de imprensa.

O objetivo é trazer o assunto para o mainstream e grupos sociais especificamente envolvidos como toxicodependentes, suas famílias e amigos, autoridades públicas e membros da área médica.

Os membros de Narcóticos Anônimos aprovaram a experiência do metaverso, o que representa
uma verdadeira solução para digitalizar as reuniões, permitindo falar livremente com total sensação de anonimato. Uma novidade mundial, que pode inspirar e expandir para outros grupos de apoio.

Alguns membros participantes aceitaram falar sobre a reunião. “Foi uma experiência emocionalmente ressonante e estou feliz por ter feito parte dela. Eu senti como se estivesse em uma reunião “verdadeira”, como se fosse física, enquanto a reunião por Zoom que tivemos durante os períodos de bloqueio parecia menos pessoal, mais fria ”, disse Caroline.

“A reunião foi emocionalmente impactante, pois estar de óculos nos fez sentir mais envolvidos, foi mais eficaz. Acho que todo o processo abre um potencial ilimitado para ajudar muitas pessoas ”, comentou Elise.

Para Fraid, que também participou da reunião em Paris, foi “imersivo, emocional, impressionantemente realista”.

Por enquanto ainda não existem informações do NAverse no Brasil.

Mas o Litoral Norte dispõe de salas presenciais com reuniões diárias nos quatro municípios. Para mais informações, acesse www.na.org.br

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam