Marcello Veríssimo
O Procon de Caraguatatuba registrou 745 procedimentos formalizados entre os 1.592 atendimentos feitos pelo órgão entre os dias 1 e 31 de março. Deste total, 847 registros foram orientações e encaminhamentos para outros serviços.
O Procon informou que o balanço do primeiro trimestre deste ano foi marcado por queixas de envio de produtos que não foram solicitados, cobranças financeiras indevidas, além da má prestação de serviços das operadoras de internet fixa.
De acordo com o balanço, somente em março foram formalizadas 255 consultas simples; seis atendimentos preliminares; 229 cartas de informações preliminares emitidas e desse montante, 37 finalizadas com acordos e 20 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas.
Outras 85 reclamações foram abertas com o retorno da CIP, três abertas sem o retorno da CIP, cinco atendidas e seis reclamações não atendidas; 78 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas. Também foram registrados 21 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e 20 cadastros de Nota Fiscal Paulista.
No mês passado 100 audiências conciliatórias foram marcadas pelo Procon.
Para o registro da reclamação, os consumidores devem comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É necessário apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento, entre outros. A queixa também pode ser feita pelo aplicativo Caraguatatuba 156, que está disponível para Android ou iPhones, além do site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
O atendimento ao público do Procon é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, na região central do município. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282.