Marcello Veríssimo

O Ministério do Turismo divulgou no dia 22 de abril os resultados de uma pesquisa sobre acessibilidade no turismo. O levantamento “Turismo Acessível: Mapeamento do Perfil do Turista com Deficiência” foi realizado por meio de uma parceria entre o MTur e a UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

De acordo com o Ministério do Turismo, a pesquisa tem por objetivo traçar o perfil destes turistas e os seus hábitos durante as viagens, além de analisar quais as influências que a acessibilidade tem no momento da escolha do destino turístico.

A pesquisa mostrou que os turistas deficientes visuais são os que mais viajam sozinhos. Já os portadores de necessidades especiais com deficiência física, intelectual e mobilidade reduzida preferem viajar em grupos.

Os resultados também mostraram que os turistas portadores de necessidades especiais com deficiência intelectual, mental, ou com transtorno do espectro autista são os que possuem mais chances de sempre viajar acompanhados.

A pesquisa ainda destacou a importância dos locais terem informações precisas e adequadas sobre acessibilidade.

O levantamento foi realizado em todo o país pela internet. De acordo com o MTur, 58,60% dos turistas que responderam se identificaram portadores de algum tipo de deficiência. Já 25,53% sem nenhum tipo de necessidade especial; e 15,88% disseram ser turistas com mobilidade reduzida.

Os dados mostram que 44,3% são da região Sudeste; 17,54% da região Norte; 15,53% da região Nordeste; 14,04% do Sul; e 8,60% do Centro-Oeste.

O Ministério do Turismo espera incentivar ações no mercado do setor para adaptar os destinos turistas, assim como seus atrativos para estimular o consumo de produtos turísticos acessíveis para esse segmento.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *