Moradores do Cidade Jardim pedem agilidade na manutenção de ponte interditada no bairro

C3637180-CAB7-46EF-ABA0-DD45DB2E6914

Marcello Veríssimo

Moradores do bairro Cidade Jardim, na região norte de Caraguatatuba, convivem com um problema recorrente na região. A única ponte de acesso entre as Alamedas das Cerejeiras e das Amendoeiras está interditada há aproximadamente 30 dias.

A reportagem do JDL esteve no bairro Cidade Jardim e constatou que a ponte está com a sua estrutura danificada, muito por causa da ação do tempo. “A ponte é muito antiga, bastante utilizada por muitos moradores que andam a pé”, disse uma moradora, que com medo, pediu para não ser identificada.

E de fato, durante o período em que o JDL esteve no local, presenciou as pessoas utilizando o acesso, mesmo interditado, e se arriscando para não ter que dar uma volta ainda maior e ter que retornar para a rodovia, e subir pela entrada da Alameda das Cerejeiras.

O motorista de aplicativo, Bruno Henrique, disse que considera um absurdo a ponte estar interditada por quase um mês, sendo que ela também facilita o acesso dos veículos entre uma rua e outra. “Caraguatatuba está abandonada, principalmente os bairros mais afastados, distantes do centro. O turismo não vive só de grandes shows”, disse o motorista, que ainda afirmou à reportagem sua insatisfação quanto ao valor dos cachês dos shows que acontecem durante este fim de semana em comemoração ao aniversário de 166 anos de emancipação político administrativa da cidade.

Os moradores também relatam insegurança por falta de iluminação pública.

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, vereador Tato Aguilar (PSD) disse que a estrutura da ponte não foi comprometida e que a secretaria de Obras já está providenciando os reparos. “A madeira danificou, teve que trocar, mas a base não foi abalada”, disse o presidente da Câmara ao ver as fotos mostradas pela reportagem do JDL. “A secretaria de obras já está providenciando os reparos”, ele completou.

Ponte Antiga

Mas diferentemente do que disse o vereador Tato Aguilar, os moradores do bairro dizem que a ponte é antiga, assim como a falta de manutenção.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Jardim, João de Oliveira, disse que a ponte é de madeira. “É uma ponte muito antiga, eu moro no bairro há 21 anos e ela já existia com essas madeiras. Alguns pequenos reparos foram feitos no decorrer desses 21 anos que eu me lembro”, disse o morador. “A gente sempre faz pedidos, solicitações junto a prefeitura, eu já falei com o prefeito [Aguilar Júnior] pessoalmente”, completou o presidente da associação.

João conta que os moradores não estão sendo exigentes. “Nós gostaríamos de uma ponte de concreto para que possamos transitar sem receio nenhum, ou que asfaltem a rua do rio, que desde a altura da ponte até próximo da rodovia é de terra, sempre esburacada e além de tudo existe um trecho que não possui iluminação”. “Em duas ocasiões que eu falei com o prefeito disse que não estamos sendo exigentes, poderia ser ou a ponte ou o asfaltamento da rua, mas até então, nenhuma coisa nem outra”.

De acordo com João Oliveira, durante a tempestade que atingiu a região no mês de fevereiro, a água do rio subiu e transbordou por cima da ponte. Em um primeiro momento, segundo ele, não foram registrados grandes estragos, mas na semana seguinte um caminhão de pequeno porte passou por ela e quebrou um pranchão de madeira em um dos lados da estrutura. “A partir disso começamos a solicitar os reparos, mas em setembro do ano passado tínhamos feito um ofício pela associação de bairro para o presidente da Câmara, que veio fazer uma reunião conosco no dia 24 de setembro e se comprometeu com a reforma da ponte. Não prometeu uma ponte nova, mas a reforma sim com certeza. Isso em setembro, mas até agora nem reforma e nem uma ponte nova”.

O presidente da associação disse ainda que, após a quebra do pranchão no mês de fevereiro, enviou fotos para a assessoria do presidente da Câmara, para o encarregado de serviços públicos do bairro que passou para o secretário, mas até o momento desta reportagem nada tinha sido resolvido. “No penúltimo sábado agora, se eu não me engano, no dia 8 de abril, um carro atravessou essa ponte, mas estava chovendo e provavelmente ele se perdeu, o carro acabou caindo onde o pranchão havia quebrado”.

O carro precisou ser retirado com guincho e na retirada do veículo outras partes da estrutura foram quebradas.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Caraguatatuba foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam