Marcello Veríssimo
O Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, informou na tarde desta quinta-feira (4) que passou a realizar um procedimento inédito na região: a cirurgia de prótese reversa dos ombros.
De acordo com o HRLN, trata-se de uma opção cirúrgica para casos avançados de condições severas da artrose no ombros, que é o desgaste da cartilagem que pode gerar dor intensa e limitação dos movimentos do ombro.
Durante a artroplastia é realizada literalmente a substituição cirúrgica da articulação comprometida que pode atingir a cartilagem, ligamentos e tendões por um implante ortopédico que reproduz a mecânica da articulação, aliviando a dor do paciente e permitindo a retomada dos movimentos do ombro.
O primeiro tratamento cirúrgico realizado no Hospital Regional para implantação da prótese reversa aconteceu recentemente em um paciente de 67 anos, morador da região.
De acordo com o hospital, o procedimento foi realizado de forma bem sucedida e o paciente passa bem. A cirurgia foi efetuada pela equipe multidisciplinar altamente capacitada, sendo conduzida pelos médicos Gustavo Rocha Santos, Dimas Vicente Terra Santos.
O novo procedimento de alta complexidade é mais um no rol de tratamentos do HRLN. Cada vez mais os moradores da região não precisam se deslocar para outros municípios para realizar este tipo de cirurgia. “É muito gratificante poder oferecer esse serviço a população, uma técnica valiosa e inovadora aqui para o Litoral Norte”, disse Gustavo Cursino, diretor executivo do Hospital Regional.
Desde a inauguração da equipe de ortopedia e traumatologia, em março do ano passado, o HRLN já realizou centenas de procedimentos de alta complexidade, como artroplastias de joelho e quadril, fraturas complexas, microcirurgias com equipe de cirurgia da mão, entre outros. Além das cirurgias de alta complexidade ortopédicas, o Hospital Regional também oferece outros procedimentos desse nível de complexidade à população entre eles, cardiologia, cirurgia cardiovascular, neurologia, neurocirurgia e oncologia