Petrus IV chega a Semana Internacional de Vela trazendo a importância da Amazônia para a maior disputa oceânica das Américas

3CD10F60-45A8-406E-BC97-80F83F40F0A3

Marcello Veríssimo

As novidades em torno da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela não param. A organização do evento divulgou que neste ano, pela primeira vez, a competição terá um veleiro paranaense. O Petrus IV, veleiro do comandante César Mello, já começou a viagem saindo de Belém, a capital daquele estado, rumo a Ilhabela, a Capital da Vela.

As regatas este ano começam no dia 22 e seguem até 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

A distância entre a capital paraense e Ilhabela é de 2.500 milhas náuticas, que equivalem a 4.630 quilômetros. A travessia entre as duas cidades dura aproximadamente 20 dias. De acordo com a tripulação, para evitar o contra-vento, principalmente nos mares do Nordeste, o veleiro Petrus precisou aumentar o percurso e o tempo de viagem.

Petrus

A engrenagem do Petrus é digna de um Fórmula 1. O veleiro de 40 pés modelo Bruce
Farr vai competir na categoria RGS e tem como principal objetivo a diversão e o encontro de amigos, além de divulgar a prática da vela na região Amazônica.

O comandante César Mello, 52, que é de Belém, disse que para termos uma ideia o veleiro faz em apenas seis dias a viagem da capital paranaense até o Caribe. ”Estou muito contente por fazer parte da Semana Internacional de Vela, o objetivo é estar entre os velejadores, nessa família que é a SIVI. Um evento icônico, um dos principais campeonatos de vela do país”, ele disse.

O comandante também disse que o objetivo é, além da competição, estar no meio de todos mostrando a cultura paraense e a vela da região amazônica. “A Amazônia é uma região desconhecida até para os brasileiros. É uma região peculiar, com belas paisagens naturais fantásticas, esplêndida para velejar. A cada ano os barcos vem aumentando, uma região que eu recomendo para todo mundo”.

Além do Petrus IV a Semana de Vela contará também com mais velejadores conterrâneos do Pará, como Clauberto Andrade do veleiro BL3, que vai usar a bandeira do Pará em destaque durante as regatas em Ilhabela.

A tripulação do Petrus IV possui dez tripulantes entre paraenses, pernambucanos, baianos e paulistas. O Petrus IV foi o primeiro veleiro a correr uma Refeno Regata Recife-Noronha com equipe 100% do Pará, e é o atual campeão da regata na classe RGS.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam