Marcello Veríssimo
As novidades em torno da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela não param. A organização do evento divulgou que neste ano, pela primeira vez, a competição terá um veleiro paranaense. O Petrus IV, veleiro do comandante César Mello, já começou a viagem saindo de Belém, a capital daquele estado, rumo a Ilhabela, a Capital da Vela.
As regatas este ano começam no dia 22 e seguem até 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).
A distância entre a capital paraense e Ilhabela é de 2.500 milhas náuticas, que equivalem a 4.630 quilômetros. A travessia entre as duas cidades dura aproximadamente 20 dias. De acordo com a tripulação, para evitar o contra-vento, principalmente nos mares do Nordeste, o veleiro Petrus precisou aumentar o percurso e o tempo de viagem.
Petrus
A engrenagem do Petrus é digna de um Fórmula 1. O veleiro de 40 pés modelo Bruce
Farr vai competir na categoria RGS e tem como principal objetivo a diversão e o encontro de amigos, além de divulgar a prática da vela na região Amazônica.
O comandante César Mello, 52, que é de Belém, disse que para termos uma ideia o veleiro faz em apenas seis dias a viagem da capital paranaense até o Caribe. ”Estou muito contente por fazer parte da Semana Internacional de Vela, o objetivo é estar entre os velejadores, nessa família que é a SIVI. Um evento icônico, um dos principais campeonatos de vela do país”, ele disse.
O comandante também disse que o objetivo é, além da competição, estar no meio de todos mostrando a cultura paraense e a vela da região amazônica. “A Amazônia é uma região desconhecida até para os brasileiros. É uma região peculiar, com belas paisagens naturais fantásticas, esplêndida para velejar. A cada ano os barcos vem aumentando, uma região que eu recomendo para todo mundo”.
Além do Petrus IV a Semana de Vela contará também com mais velejadores conterrâneos do Pará, como Clauberto Andrade do veleiro BL3, que vai usar a bandeira do Pará em destaque durante as regatas em Ilhabela.
A tripulação do Petrus IV possui dez tripulantes entre paraenses, pernambucanos, baianos e paulistas. O Petrus IV foi o primeiro veleiro a correr uma Refeno Regata Recife-Noronha com equipe 100% do Pará, e é o atual campeão da regata na classe RGS.