Marcello Veríssimo

A Prefeitura de São Sebastião anunciou nesta terça-feira (16) que pretende implantar na rede pública do município o projeto “Cemaden Educação”. Trata-se de uma iniciativa com foco na educação sobre a redução de riscos e desastres naturais, que visa prevenir e preparar os alunos para as ocorrências de desastres naturais como a que aconteceu no mês de fevereiro deste ano.

Representantes das secretarias da Educação (SEDUC) e Segurança Urbana (SEGUR) da Prefeitura de São Sebastião participaram no último dia 11 de uma reunião no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, para conhecer detalhes do projeto.

De acordo com a prefeitura, a proposta é contribuir para a geração de uma cultura de percepção de risco e prevenção de desastres nos estudantes, que serão multiplicadores desta mensagem, replicando para as famílias e comunidades os saberes da educação ambiental.

Após conhecer o projeto, a história e os trabalhos realizados no Centro de Monitoramento, os representantes do governo de São Sebastião visitaram ainda a sala de operações, que é onde uma equipe multidisciplinar observa constantemente todo o território brasileiro, acompanhando a atuação de sistemas meteorológicos e a evolução das condições hidrológicas e geodinâmicas, assim como os possíveis impactos socioambientais relacionados a desastres naturais nos municípios monitorados.

A secretária de Educação, Marta Braz, disse que educar os estudantes a respeito dos riscos de um desastre é um dos passos para a prevenção. “Conscientizar nossos alunos fará total diferença na forma como as comunidades se comportam se tiverem que enfrentar uma situação de desastre”.

O secretário de Segurança Urbana, Reinaldo Ragazzo Boarim, disse que esta ação será importante para instruir a população. “Uma comunidade preparada e consciente de como proceder em um desastre facilitará o trabalho da Defesa Civil em situações de emergência”, disse o secretário, que foi acompanhado de colaboradores da Defesa Civil.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *