Marcello Veríssimo

Às vésperas da chegada do inverno, que começa no dia 21 de junho, o Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, divulgou um alerta para a população não deixar de tomar a vacina contra a gripe Influenza, que em casos mais graves pode levar à morte.

De acordo com o instituto, a campanha de vacinação está em andamento, mas até agora apenas 30% da meta de imunização foi cumprida em todo o país faltando apenas duas semanas e meia para o final da campanha. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de óbitos por gripe aumentou 78% nos últimos dois anos. “A vacina do Butantan é segura. Ela passou por todos os testes, desde os laboratoriais, que mostram quais são as reações, até os testes em humanos, que demonstram que os benefícios superam os riscos”, disse o diretor de Regulatório, Controle de Qualidade e Estudos Clínicos do Butantan, Gustavo Mendes.

Mendes também disse que os testes são controlados e regulados pelas autoridades sanitárias internacionais e do Brasil. “A vacina é totalmente segura”, ele garante. A campanha de vacinação em todas as unidades de saúde pública vai até 31 de maio.

Desde a semana passada, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação para a aplicação das doses da vacina, como medida para atingir a meta faltando menos de 15 dias para o final da campanha. Na prática, isso quer dizer que todas as oportunidades de contato com estabelecimentos públicos de saúde devem ser aproveitadas para a cobertura vacinal de crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Imunizante – O imunizante contra a Influenza é produzido pelo Instituto Butantan e disponibilizado no SUS (Sistema Único de Saúde).

A vacina é feita com o vírus fragmentado e inativado, ou seja, incapaz de causar a doença, Os medicamentos passam por estudos que envolvem segurança e eficácia antes de serem colocadas no mercado. As cepas presentes na vacina são atualizadas todos os anos de acordo com as orientações da OMS, uma vez que os vírus influenza sofrem mutações constantes.

Os especialistas dizem que o vírus influenza pode infectar pessoas de todas as idades, mas tende a causar quadros mais graves em idosos, gestantes, crianças menores de cinco anos e indivíduos com doenças crônicas.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *