Marcello Veríssimo
Boletim de balneabilidade das praias divulgado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) nesta quinta-feira (18) mostra que os municípios da região, juntos, estão com 20 praias impróprias para o banho de mar neste fim de semana. As praias consideradas impróprias são sinalizadas com a bandeira vermelha.
O número de praias poluídas no litoral norte quase triplicou em apenas uma semana. De acordo com a Cetesb, na semana passada, eram apenas oito com a balneabilidade comprometida.
Neste fim de semana, a recordista em bandeiras vermelhas é Ilhabela, que está com 12 praias vetadas das 19 analisadas pela Cetesb. São elas: Armação, Pinto, Barreiros Sul, Itaquanduba, Itaguaçu, Perequê, Ilha das Cabras, Portinho, Feiticeira, Julião, Grande e Veloso.
Em Ubatuba, o número de praias com bandeira vermelha também subiu de três para cinco neste fim de semana. Estão impróprias ao banho de mar as praias Picinguaba, Itamambuca, no trecho do rio, Itaguá, Santa Rita e Perequê-Mirim.
De acordo com a Cetesb, a praia do Itaguá, em Ubatuba, está imprópria durante 21 semanas.
Caraguatatuba, neste fim de semana, está com duas praias poluídas. São elas: Tabatinga, na região norte do município, e a praia do Indaiá, no centro, que esteve poluída durante oito semanas este ano.
Já em São Sebastião, apenas a praia do
Toque Toque Pequeno, na costa sul da cidade, recebeu bandeira vermelha da Cetesb. De acordo com a companhia, às outras 27 praias monitoradas no município estão em boas condições para banho.