Marcello Veríssimo
A Polícia Ambiental, em Ubatuba, desarticulou uma operação de caça ilegal de animais silvestres na tarde do último sábado (20) dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, na região do Ubatumirim. O flagrante é do Grupamento
Tático Ambiental do Litoral Norte.
De acordo com a polícia, também foi localizado um ponto de desmatamento em uma trilha com sinais de corte recente em uma palmeira Juçara, que é ameaçada de extinção. Ao ser retirado o palmito causa a morte da árvore.
Os policiais continuaram com a incursão no meio da mata até visualizarem um homem que estava com uma mochila. Ao perceber a chegada dos militares ele abandonou o objeto e saiu correndo.
De acordo com a Polícia Ambiental, foram apreendidos duas espingardas, diversos cartuchos e materiais para recarga de cartuchos, além de um machado, um facão, e 17 unidades do palmito Juçara.
O criminoso conseguiu fugir.
Mais desmatamento – No caminho de volta para a delegacia, os policiais ouviram um ruído de motosserra no final da trilha, já fora da Unidade de Conservação, mas ainda dentro da zona de amortecimento do município.
Dois criminosos foram flagrados cortando 13 árvores nativas, sem licença de porte e uso dos equipamentos, nem autorização para corte das árvores. Eles foram autuados, segundo a polícia, em mais de R$ 10 mil por crime ambiental.
A Polícia Ambiental recebe denúncias na região pelos telefones (12) 3896-2200 ou no número de emergência 190.