Marcello Veríssimo
A Prefeitura de Ilhabela informou nesta terça-feira (23) que já definiu sua programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 5 de junho. Este ano, as atividades da Semana do Meio Ambiente acontecem entre os dias 6 e 7 do próximo mês no
auditório do Paço Municipal.
De acordo com a prefeitura, serão palestras ministradas por especialistas de diversas áreas, com o objetivo de fomentar a conscientização sobre questões ambientais.
A abertura do evento está marcada para a manhã da terça-feira (6), a partir das 9h, com representantes do Instituto Butantan. As palestras terão os temas “Serpentes insulares do Sudeste Brasileiro” e “Escorpiões e aranhas de interesse médico”.
A prefeitura informou que o primeiro dia de atividades terá ainda uma palestra sobre o impacto do lixo no ambiente marinho, com o Instituto Argonauta.
Já na quarta-feira (7), os temas abordados serão Ilhabela: Mar de Baleias, Golfinhos e Cia,com o Instituto Verde Azul. Além disso, as Mudanças Climáticas (passados presente e cenários futuros) estarão em evidência com palestra do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Monitoramento de Desastres Naturais com Cemaden ( Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais( – Cemaden. As palestras têm início também às 9h.
A secretária de Meio Ambiente e engenheira florestal, Kátia Freire, disse que os temas foram escolhidos de modo a promover ações de conhecimento sobre a biodiversidade e conscientização sobre os recursos naturais, além da preservação do meio ambiente.
O prefeito Toninho Colucci (PL) disse que a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para discutir e atualizar sobre as questões que envolvem a preservação ambiental. “E desta forma, conscientizarmos a população da importância de preservar a natureza para as futuras gerações”.
Confira a Programação Completa:
Terça-feira – 6 de junho
9h
Dr. Marcelo Ribeiro Duarte – biólogo do Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan
Tema: Serpentes insulares do Sudeste Brasileiro
Denise Maria Candido – bióloga assistente técnica de pesquisa – Biotério de Artrópodes. Produção de soros do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan
Tema: Escorpiões e aranhas de interesse médico
14h
Bruno Candela Peixoto – biólogo / técnico de controle de meio ambiente do Instituto Argonauta
Tema: Impacto do lixo no ambiente marinho
Quarta-feira – 7 de junho
9h
Dra. Rafaela Torres – VIVA Instituto Verde Azul – coordenadora de educação Ambiental
Tema: Ilhabela, Mar de Baleias, Golfinhos e Cia.
Atividades: Planeta VIVA, Toninhas em perigo; Tabata e o lixo; crie sua baleia; pintando baleias e golfinhos
14h
Dra. Fernanda Casagrande – Meteorologia do INPE
Tema: Mudanças climáticas (passado, presente e cenários futuros)
Dra. Caroline Estephanie Ferraz Mourão – meteorologista tecnologista da sala de operações do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Tema: Monitoramento de desastres naturais