Medina e Toledo podem travar nova disputa pela vitória no Surf Ranch Pro

WhatsApp Image 2023-05-26 at 07.46.17

Marcello Veríssimo

O mundo do surfe está em polvorosa. Começa neste sábado (28) a sexta etapa do WCT, que reúne os melhores surfistas do mundo em Lemoore, na Califórnia, Estados Unidos. O Surf Ranch Pro, também conhecido como a etapa da piscina de ondas do Kelly Slater, retorna ao calendário da WSL, a Liga de Surfe Mundial, depois de ficar fora da última temporada.

Mas, desde o início das disputas, que foram dominadas pelos surfistas brasileiros, este ano promete um novo “temporal” da tempestade brasileira. O surfista de Ubatuba Filipe Toledo venceu em 2021, já Gabriel Medina, que é de São Sebastião, foi campeão em 2018 e 2019.

 

A WSL divulgou nesta quinta-feira (25) que o torneio está de cara nova, incluindo a disputa de baterias noturnas.

De acordo com a Liga Mundial de Surfe, nas três etapas anteriores da piscina de ondas, os surfistas disputaram no sistema de ranking, ou seja, os melhores somatórios avançavam para as próximas fases.

A primeira está marcada para começar neste sábado, às 11 horas. Desta vez, a organização da WSL resolveu dividir o Surf Ranch em um novo formato – com baterias e fases eliminatórias – o que pode antecipar o confronto entre os dois campeões mundiais do Brasil caso eles caiam na mesma chave como já aconteceu anteriormente.

Em todas as edições do campeonato, Gabriel Medina e Filipe Toledo se enfrentaram na final.

Na primeira fase do torneio, que vai acontecer neste sábado, as categorias masculina e feminina vão ser divididas em baterias de quatro surfistas. Com direito a pegar quatro ondas (duas para a direita e duas para a esquerda), os atletas vão somar as duas notas mais altas, a melhor de cada lado.

Pelo novo regulamento, o surfista que passar em primeiro lugar na rodada de abertura estará automaticamente classificado para o dia final da competição, que será neste domingo (28). Quem ficar em segundo ou terceiro lugar da bateria, vai tentar uma nova chance na sessão noturna. O último colocado estará eliminado do Surf Ranch Pro.

Amanhã à noite, 12 homens e 6 mulheres vão tentar a chance de uma classificação para o dia final.

Será um formato diferente da rodada de abertura. Nesta fase, de acordo com a nova regra, os surfistas vão batalhar no estilo de ranking. Não terão baterias. Cada um vai ter a oportunidade de pegar uma direita e uma esquerda. Apenas a melhor nota entra na classificação.

Decisão – No dia da decisão as disputas serão diretas. Vai ser mata-mata até o fim. A categoria masculina vai começar nas quartas de final, e a feminina na semifinal. Cada surfista poderá pegar duas ondas para a esquerda e duas para a direita, sendo que a melhor para cada lado entra no somatório de pontos

Confira as baterias no Masculino:

Jack Robinson x Leonardo Fioravanti x Jordy Smith x Kelly Slater

Filipe Toledo x Connor O`Leary x Callum Robson x Houshmand

João Chianca x Ibelli x McGillivray x Schilling
Colapinto x Yago Dora x Italo Ferreira x Ian Gentil

Ethan Ewing x Ryan Callinan x Mamiya x Igarashi

John John Florence x Gabriel Medina x Liam O`Brien x Rio Waida

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias