Marcello Veríssimo

Começaram nesta quinta-feira (1º), as obras de alvenaria estrutural no conjunto habitacional que serão construídos os 186 apartamentos destinados a receber as vítimas da tempestade que devastou a costa sul de São Sebastião em fevereiro deste ano. O residencial fica em Maresias, na costa sul do município, e vai receber as famílias de forma definitiva.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco, acompanhado do secretário de Estado da Gerência Executiva do Litoral Norte, coronel André Porto, do diretor de Engenharia da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos, estiveram nesta quinta-feira no canteiro de obras para acompanhar o assentamento dos primeiros tijolos justamente com a equipe da Construtora Álya.

O secretário Cardinale disse que a estimativa é que a partir do mês de outubro as primeiras unidades já estejam concluídas. O secretário disse que a tragédia vivida na cidade foi uma situação atípica. “Os programas habitacionais de governos anteriores foram muito ruins. O governador Tarcísio de Freitas, sensibilizado com toda a situação, permitiu ir em busca de tecnologias e formas para construir moradias populares de forma mais rápida visando atender a população atingida”.

O empreendimento de Maresias é produzido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e será realizado em duas etapas.

Na primeira, iniciada no dia 24 de março, foi realizada a urbanização dos lotes com pavimentação e implantação da infraestrutura básica e outros itens. Agora, começou a segunda etapa, com a edificação das unidades.

A área escolhida possui 12 mil metros quadrados e foi cedida pela Prefeitura de São Sebastião. Serão construídos quatro prédios de quatro pavimentos com oito unidades habitacionais por andar.

Os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, que são distribuídos em 44 mil metros quadrados de área útil. O residencial também contará com dois centros de apoio ao condomínio.

Baleia Verde – Além de Maresias, também estão
em construção outras 518 novas moradias definitivas, no bairro Baleia Verde, na costa sul, que foi um dos locais mais atingidos pela chuva. Lá, o terreno é de aproximadamente 40 mil metros quadrados.

De acordo com o projeto, o conjunto será composto por 30 prédios de quatro pavimentos, 20 casas térreas, 18 unidades adaptadas para pessoas com deficiência e quatro centros de apoio ao condomínio. Os imóveis terão dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 41 mil metros quadrados de área útil.

De acordo com o secretário Marcelo Cardinale, a equipe agora trabalha no projeto para a construção de outras unidades habitacionais, desta vez no segundo terreno doado pela Prefeitura no bairro Topolândia, na região central.

O governo estadual ainda trabalha em estudos que visam a construção de novos empreendimentos na região para combater o déficit em todo o Litoral Norte, com ênfase nas áreas de risco.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *