Marcello Veríssimo
A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental), que atua no Litoral Paulista, divulgou na manhã desta quinta-feira (15) balanço com o total de 57 toneladas de pescados que foram apreendidos entre os dias 1 de janeiro e 14 de junho deste ano. Os peixes são produtos da pesca ilegal e predatória, e segundo a polícia, em dia maioria envolvidas em crimes ambientais nos mares da região, além de também serem comercializados, armazenados e transportados de forma irregular.
De acordo com a polícia, o total de pescado apreendido foi destinado aos fundos sociais dos municípios e outras instituições beneficentes cadastradas em todo o litoral do estado.
Nesta quarta-feira (14), a polícia informou que só em uma ocorrência foram apreendidas 8,5 toneladas de camarão durante uma ação de fiscalização ambiental no Terminal Público de Pesca de Santos. O camarão foi descoberto em razão de irregularidades nos documentos dos tripulantes que estavam a bordo de uma embarcação com registro em Itajaí, Santa Catarina, que estava atracada para a descarga do pescado.
As toneladas do camarão apreendido foram doadas para dezenas de instituições filantrópicas e os respectivos Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios.
A Polícia Ambiental recebe denúncias em todo o litoral por telefone. Para o Litoral Norte, os números são (12) 3842-0123 e 3842-0355.