Marcello Veríssimo
Se você é do time que não gosta do outono/inverno, saiba que nesta época do ano, uma parte do corpo humano requer mais atenção, principalmente das pessoas que possuem doenças autoimunes como diabetes e o lúpus. Sim, os pés que nos sustentam todos os dias precisam de cuidados especiais.
Os especialistas alertam que com a chegada da estação mais fria do ano, a tendência é que os pés passem a maior parte do tempo cobertos com o uso das meias e sapatos mais fechados. Com isso, tanto mulheres quanto os homens acabam esquecendo de dar atenção a eles.
A podóloga de São Sebastião, Érica Araújo, explica que, por conta do uso dos sapatos fechados, os pés suam mais e uma orientação básica é preferir o uso das meias de algodão para absorver o suor, por exemplo, mas não é só isso, como ela mesmo diz. “Depois de tomar banho não coloque o sapato em seguida, enxugue bem os pés e os deixe respirar, vá fazer outras coisas, fique um tempo descalço”. “Não use o mesmo sapato do dia anterior, essa dica também vale para as meias, hidrate os pés antes de dormir”, ela ensina.
De acordo com a podóloga, existem ótimos hidratantes especiais para os pés disponíveis no mercado, além disso manter os pés bem hidratados no inverno ajuda a prevenir doenças como fungos e frieiras. “Calor e umidade é propensão a fungos, que destroem as unhas e podem descamar a pele”, explica a podóloga.
No caso das frieiras, a atenção deve ser redobrada, pois segundo a podóloga pode ser uma “porta aberta” para a erisipela. “A erisipela é muito sério, pois compromete os vasos sanguíneos e é causada por uma bactéria que entra pelos pés”. “Os diabéticos têm muito, por causa da baixa imunidade. Se você tem uma doença sistêmica você está aberto por elas acarretarem a baixa imunidade, e a propensão de se contrair micoses é muito maior”.
Para evitar o descuido com os pés a orientação principal, além da higiene, é estar atento à qualidade dos seus calçados. “Calçados sempre confortáveis, em bom estado de conservação, macios e nunca com número maior do que o seus pés”, diz Érica, que ainda orienta quando for possível preferir a lavagem a seco para os calçados e secar na sombra. “Se puder também durante a semana alternar o uso dos sapatos, de preferência uns três calçados diferentes”.
A pedido da reportagem do JDL, a podóloga Érica Araújo separou algumas dicas de cuidado para os pés. Confira:
SEQUE BEM OS PÉS APÓS O BANHO
USE MEIAS DE ALGODÃO
PREFIRA OS CALÇADOS CONFORTÁVEIS
NÃO USE SEMPRE O MESMO SAPATO E PAR DE MEIAS
USE TALCO LÍQUIDO
DEIXE OS PÉS “RESPIRAREM” EM CASA
USE CREME HIDRATANTE NOS PÉS
CUIDE BEM DAS SUAS UNHAS
VÁ AO PODÓLOGO COM REGULARIDADE