Com proximidade do inverno, fique de olho no cuidado com os seus pés

WhatsApp Image 2023-06-19 at 07.09.48

Marcello Veríssimo

Se você é do time que não gosta do outono/inverno, saiba que nesta época do ano, uma parte do corpo humano requer mais atenção, principalmente das pessoas que possuem doenças autoimunes como diabetes e o lúpus. Sim, os pés que nos sustentam todos os dias precisam de cuidados especiais.

Os especialistas alertam que com a chegada da estação mais fria do ano, a tendência é que os pés passem a maior parte do tempo cobertos com o uso das meias e sapatos mais fechados. Com isso, tanto mulheres quanto os homens acabam esquecendo de dar atenção a eles.

A podóloga de São Sebastião, Érica Araújo, explica que, por conta do uso dos sapatos fechados, os pés suam mais e uma orientação básica é preferir o uso das meias de algodão para absorver o suor, por exemplo, mas não é só isso, como ela mesmo diz. “Depois de tomar banho não coloque o sapato em seguida, enxugue bem os pés e os deixe respirar, vá fazer outras coisas, fique um tempo descalço”. “Não use o mesmo sapato do dia anterior, essa dica também vale para as meias, hidrate os pés antes de dormir”, ela ensina.

De acordo com a podóloga, existem ótimos hidratantes especiais para os pés disponíveis no mercado, além disso manter os pés bem hidratados no inverno ajuda a prevenir doenças como fungos e frieiras. “Calor e umidade é propensão a fungos, que destroem as unhas e podem descamar a pele”, explica a podóloga.

No caso das frieiras, a atenção deve ser redobrada, pois segundo a podóloga pode ser uma “porta aberta” para a erisipela. “A erisipela é muito sério, pois compromete os vasos sanguíneos e é causada por uma bactéria que entra pelos pés”. “Os diabéticos têm muito, por causa da baixa imunidade. Se você tem uma doença sistêmica você está aberto por elas acarretarem a baixa imunidade, e a propensão de se contrair micoses é muito maior”.

Para evitar o descuido com os pés a orientação principal, além da higiene, é estar atento à qualidade dos seus calçados. “Calçados sempre confortáveis, em bom estado de conservação, macios e nunca com número maior do que o seus pés”, diz Érica, que ainda orienta quando for possível preferir a lavagem a seco para os calçados e secar na sombra. “Se puder também durante a semana alternar o uso dos sapatos, de preferência uns três calçados diferentes”.

A pedido da reportagem do JDL, a podóloga Érica Araújo separou algumas dicas de cuidado para os pés. Confira:

SEQUE BEM OS PÉS APÓS O BANHO
USE MEIAS DE ALGODÃO
PREFIRA OS CALÇADOS CONFORTÁVEIS
NÃO USE SEMPRE O MESMO SAPATO E PAR DE MEIAS
USE TALCO LÍQUIDO
DEIXE OS PÉS “RESPIRAREM” EM CASA
USE CREME HIDRATANTE NOS PÉS
CUIDE BEM DAS SUAS UNHAS
VÁ AO PODÓLOGO COM REGULARIDADE

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam