Inverno 2023 será a estação do El Niño e deve ter frio abaixo da média em grande parte do país

WhatsApp Image 2023-06-22 at 07.58.22

Marcello Veríssimo

O inverno de 2023 terá a influência direta do El Niño, fenômeno que é caracterizado pelo aquecimento do oceano Pacífico Equatorial mais quente. Isso quer dizer que o calor é transferido para a atmosfera gerando alterações na
circulação dos ventos, na distribuição da umidade, no volume e frequência da chuva, além do padrão da temperatura em diversas partes do planeta. Ou seja, de acordo com os serviços de meteorologia, a sensação de frio do inverno será praticamente inexistente no Hemisfério Sul, principalmente no fim da estação que acontece em setembro.

“Assim, as alterações climáticas provocadas por este fenômeno serão maiores no fim da estação”, diz o Climatempo.

Um dos efeitos do El Niño é deixar a atmosfera mais quente. O aquecimento acima do normal da água do Pacífico Equatorial altera as fortes correntes de vento que são observadas em torno de 10 quilômetros de altitude. São estes ventos, chamados de correntes de jato, que segundo os meteorologistas comandam o deslocamento das massas de ar frio que saem da Antártica e chegam à América do Sul e ao Brasil.

A ação do El Niño dificulta a entrada do ar frio sobre o Brasil. De acordo com os meteorologistas, não se deve esperar por um inverno rigoroso, na média. O país deve registrar alguns picos de frio intenso, mas de curta duração. Por causa do El Niño será difícil outra passagem de ar polar forte como a da última semana do outono.

“Muitas frentes frias vão chegar ao Brasil no decorrer do inverno de 2023, mas poucas virão com ar frio polar suficientemente forte para penetrar pelo interior do país e esfriar o Centro-Oeste e o interior do Sudeste”, explicam os meteorologistas.

Duas

A previsão do tempo alerta que até duas frentes frias continentais avançam sobre o Brasil durante o mês de julho, uma na primeira quinzena e outra na segunda quinzena do mês. Mas, na maioria das áreas da região Sudeste, incluindo o Litoral Norte, o primeiro mês do inverno deve continuar com predomínio de tempo seco, como é normal para essa época do ano. “A passagem de alguma frente fria continental poderá provocar eventos muito isolados de chuva, em pequenas áreas”, diz a previsão do tempo.

Nesta quinta-feira (22), o dia deve ser de sol com algumas nuvens sem chuva nos municípios da região. A temperatura máxima chega aos 25 graus, a mínima não passa de 15.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias