Marcello Veríssimo
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (22) que está determinado a garantir que os projetos de reconstrução dos bairros da costa sul do município, que foram destruídos pela tempestade de fevereiro deste ano, sejam concluídos antes das próximas chuvas de verão. O prefeito disse que está preocupado com as mudanças climáticas e está empenhado em resolver os problemas habitacionais e ambientais causados pelas chuvas no município.
Com o início do inverno e a atuação do fenômeno El Niño sobre o Brasil, os meteorologistas dizem que a tendência deste inverno é ter chuvas abaixo da média e nada comparadas com a da última semana do outono. As fortes chuvas no início de junho, com acumulados de até 200 mm, combinadas com marés altas, causaram novos alagamentos na cidade.
De acordo com o prefeito de São Sebastião, existe o comprometimento em superar todos esses desafios para garantir a segurança da população, principalmente aquela que mora em área de risco, com a adoção de medidas sustentáveis para lidar com as mudanças climáticas.
O prefeito disse que a construção de novas moradias permanentes, o apoio social e a resposta à catástrofe mostram uma colaboração sem precedentes no Brasil, com as obras de construção das moradias que foram iniciadas apenas um mês depois da tragédia. “Os moradores afetados estão recebendo apoio abrangente do governo, com oportunidades de reintegração social e assistência para aqueles que perderam entes queridos ou suas residências”, garantiu Felipe Augusto.
Habitacionais
A construção de unidades habitacionais permanentes já começou no bairro da Baleia Verde, com a entrega de mais de 500 unidades previstas até o final deste ano.
A prefeitura informou que estão em andamento projetos abrangentes de drenagem e moradia, incluindo a construção de 186 unidades na praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião. De acordo com os meteorologistas, o El Niño deve ganhar força no início da primavera e, por conta disso, a cidade enfrenta uma espécie de corrida
contra o tempo para a conclusão dos projetos e evitar novas tragédias. A previsão de chuvas sob atuação do El Niño deve começar em fevereiro do ano que vem e se estender por no mínimo dois anos.
Estudos
De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, desde 2017, o prefeito Felipe Augusto tem priorizado estudos e o mapeamento das áreas de risco em São Sebastião com a colaboração do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).