Entenda a tecnologia de SP para construção das moradias pré-fabricadas em São Sebastião

WhatsApp-Image-2023-06-21-at-18.46.09-1

Um prédio por semana. Essa é a estimativa para a construção das moradias sustentáveis no bairro Baleia Verde, em São Sebastião. Os apartamentos, cuja obra é realizada pelo Governo de São Paulo, serão destinados a centenas de famílias afetadas pelas chuvas extremas que atingiram o Litoral Norte em fevereiro.

A velocidade muito superior às construções convencionais é possível por conta da fabricação industrial das placas que vão compor as moradias, que saem da fábrica prontas para ser montadas e habitadas em um curto espaço de tempo. Cada chapa é composta por sete camadas de materiais com propriedades variadas.

Veja como a estrutura é formada:

  • Chapa cimentícia é a última camada na parte externa da parede – uma espécie de reboco que permite que a habitação seja tratada, pintada, reformada ou ampliada.
  • Membrana hidrófuga permite que o vapor passe por ela, mas impede a entrada de água. Ou seja: envelopa o prédio de forma a deixá-lo impermeável, mas permitindo mais circulação do ar no interior das habitações.
  • Chapa de material compósito resistente de características estruturais e responsável pelo contraventamento, que é a capacidade de solidez da edificação e de resistência ao vento. Segundo Fernandes, é este material o que garante que se façam prédios de até cinco andares com essa estrutura.
  • Peças de madeira Pinus tratada, que formam a estrutura da parede e garantem a durabilidade da edificação.
  • Chapas OSB reforçam as paredes externas e internas.
  • Duas chapas de gesso acartonado dão acabamento final no interior das moradias e podem receber revestimento de pintura e cerâmica. O gesso tem alta resistência ao fogo.

As paredes externas têm 20 cm de espessura, e as internas, 16 cm. Todos os painéis são produzidos com elétrica, hidráulica e esquadrias – molduras de portas e janelas – embutidas. Isso quer dizer que ligações de água e instalações elétrica e de telefonia já estão fixadas na estrutura interna das paredes. Os componentes metálicos da construção são tratados para resistir à maresia.

As estruturas são fabricadas pela empresa Tecverde em modelo industrial e por isso sua velocidade de construção é mais rápida do que um edifício convencional. É o que explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco: “Na quarta-feira levantamos um apartamento inteiro do térreo e, até o final desta semana, chegaremos até o final do edifício. A previsão é que as primeiras 200 unidades sejam entregues às pessoas até outubro”, afirma.

Conjuntos habitacionais

O Governo de São Paulo está investindo R$ 72 milhões nas novas moradias do bairro Baleia Verde. Serão dois conjuntos habitacionais em dois terrenos que somam 39 mil m², totalizando 30 edifícios de quatro pavimentos, com quatro apartamentos de 41 m² por andar. Haverá ainda 20 unidades térreas e 18 moradias para pessoas com deficiência, além de quatro centros de apoio ao condomínio.

O Governo do Estado também está construindo outras 186 unidades no sistema de alvenaria estrutural na região de Maresias. Serão quatro edifícios com quatro pavimentos, com oito apartamentos de 44 m² por andar, construídos em um terreno de 12 mil m².

A previsão do Governo de São Paulo é concluir todos os empreendimentos até novembro, num investimento total de R$ 210 milhões.

 

Fonte: Governo de São Paulo

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam