Lobo-marinho que ficou famoso no Instagram após aparecer em praia de São Sebastião já voltou para sua jornada no mar

ED6FE45A-10D5-4EA4-BF6F-EE7EDCA39CF3

Marcello Veríssimo

Ele chegou mostrando todo seu charme, arrancou suspiros e likes nas redes sociais e neste domingo (25) ganhou a liberdade para continuar a sua jornada. O lobo-marinho que apareceu na praia do Guaecá, na costa sul de São Sebastião, no final da semana passada, fez uma parada para descansar e acabou ganhando destaque após um vídeo ser postado no perfil do Instagram do prefeito Felipe Augusto (PSDB).

O animal foi monitorado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta. De acordo com os especialistas do Argonauta, o lobo-marinho aparentemente estava utilizando a praia para descansar. A equipe informou que ele estava um pouco magro, porém em estado de alerta.

Assim que receberam o chamado da chegada do ilustre visitante, uma equipe do PMP-BS do Instituto Argonauta composta por veterinários, oceanógrafos e biólogos foi até o local e isolou imediatamente a área da praia onde o animal apareceu para sua própria proteção.

A equipe monitorou o animal durante o tempo em que ele permaneceu no município. Ele foi novamente solto na tarde deste domingo (25).

De acordo com o Instituto Argonauta, trata-se de um lobo-marinho da espécie Arctocephalus tropicalis, que é um animal subantártico. O animal pertence à ordem Pinípedes, ordem de mamíferos que também inclui focas e leões-marinhos.

Atualmente existem cerca de 350 mil indivíduos desta espécie em todo o mundo. De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (IUCN Red List ou Red Data List) como pouco preocupante (em inglês, low concern).

Mas, mesmo sendo considerado baixo o risco de extinção da espécie, os especialistas alertam para os impactos que os animais sofrem por meio da interação antrópica, pela pesca, agressão, e pelos efeitos das mudanças climáticas e alterações no ambiente marinho.

Alerta – O Instituto Argonauta orienta que as pessoas que encontrarem esses animais nas praias não devem se aproximar. A orientação é chamar os órgãos responsáveis.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias