Marcello Veríssimo
Começa nesta quinta-feira (29), em São Sebastião, a 4ª edição do Festival ORGULHE-SE, a partir das 20h, no Teatro Municipal, região central do município. O evento tem por objetivo dar visibilidade aos artistas e a comunidade LGBTQIAPN+ do Litoral Norte, Vale do Paraíba e também da capital paulista, que irão participar da Semana da Diversidade para celebrar o Mês do Orgulho, um dia antes, na quarta-feira (28), é celebrado o Dia Internacional do Orgulho desta comunidade.
A data lembra a rebelião de Stonewall Inn, onde ficava o icônico bar na ilha de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos, que aconteceu no dia 28 de junho de 1969. Assim como as paradas do orgulho cresceram ao redor do mundo, em São Sebastião o Orgulhe-se também cresceu e neste ano, segundo os organizadores,
contará com um trio elétrico para o encerramento da programação, que reunirá atrações durante quatro dias no teatro e na Rua da Praia.
Entre as atrações estão previstas palestras com
convidados sempre seguidos de rodas de conversa com o público sobre temas importantes para o público.
Também está incluída na programação a exibição gratuita do filme “Orações para Bobby”, no sábado a partir das 17h. Logo após, haverá uma roda de conversa com o coletivo Mães Pela Diversidade (São Paulo) e a Rainbow Psicologia falando sobre acolhimento e saúde mental.
Já no domingo (2), a Rua da Praia vai ser palco de um show com a presença de drags da região e DJs. A concentração será na Praça de Eventos a partir das 15h.
As apresentações começam no trio elétrico do programa +Orgulho SP, do Amigos da Arte, apoiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado.
O projeto surgiu em 2019 com a necessidade de realizar um evento sociocultural no Litoral Norte destinado aos LGBT’s, sem distinção de público, agregando outros grupos sociais. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’anna e da Secretaria de Turismo, são parceiros do evento desde a sua primeira edição.
Em 2020, em razão da pandemia, o festival não foi realizado. Em 2021, o ORGULHE-SE aconteceu sem público e com transmissão online, seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid.
O Orgulhe-se é produzido em parceria pelos amigos Cláudio Santana, Geovane Souza e Nicolas Faria das empresas Eva & Adão e NA Eventos e tem apoio da Prefeitura de São Sebastião e apoio institucional do Governo do Estado.
LINE UP (Artistas convidados):
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Abertura quinta-feira (29/06) – Teatro Municipal 20h
– Nova Elite
– Taccie Blossom
– Mih Preta
– Macaya Queen
– Felipe Riela
– Antonio Nisoli
Sexta-feira (30/06) – Teatro Municipal (19h)
– Franco Anselmo
– Paolla Volkant
– Bruna Soull e Mariah Rockfeller
– Palestra Direitos LGBT+ com Thiago Fortunato
– Palestra Empreendedorismo com Pauleteh (Tapioca da Pauleteh), Paulo Pinheiro (Zé Cravo e Maria Frô) e Kauã Viviani (Sítio do França)
Sábado (01/07) – Teatro Municipal (17h)
– Exibição do filme Orações para Bobby
– Roda de conversa com o coletivo Mães Pela Diversidade
– Palestra Hamilton Kida (Rainbow Psicologia – Saúde Mental)
– Maria Diva
– Dani Alves Studio
– CIA Marila Cardim
Domingo (02/07) – Praça de Eventos/ Rua da Praia (15h)
– Berna Selva (concentração Trio-elétrico)
– Dj Gee
– Drag Baiana (cover Ivete Sangalo)
– Mário e Jonas
Anfiteatro/ Rua da Praia (18h)
– Nova Elite
– Luiza
– MacayaQueen
– Atributo Rosa
Notturna
– Nikki Haus
– Dj Rubira
– Dj André Plácido
– Dj Gee
Programação sujeita a alterações