Marcello Veríssimo
O Governador de São Paulo em exercício, Felício Ramuth (PSD), anunciou nesta terça-feira (27) durante sua visita ao Litoral Norte que as obras de construção das novas rotatórias no trecho Rodovia Rio-Santos (SP-55), na altura da Costa Norte de São Sebastião, deve ser concluída em outubro. A rotatória fica entre os quilômetros 112 e 114, próximo à divisa com Caraguatatuba, e é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Obras de São Sebastião, elaborou o projeto e a realização das obras de implantação dos dispositivos. De acordo com a prefeitura, o projeto engloba, ainda, a construção de outros dois dispositivos de retorno, todos na SP-55, nos bairros Canto do Mar e Enseada.
A localização das novas rotatórias será em frente à Avenida Machado de Assis e em frente à Avenida Dario Leite Carrijo, duas das maiores avenidas da região.
O Governo do Estado informou que o objetivo das rotatórias é proporcionar melhoria no sistema viário, promovendo a fluidez do tráfego e a segurança de motoristas e pedestres.
A obra está sendo realizada pela empresa ARC Ltda, vencedora da licitação e contratada pelo valor de R$ 19.825.943.02.
A obra está em andamento pelo Processo Licitatório nº 305/2022-CO, que prevê a contratação de obras e serviços de contenção e proteção de talude em diversos pontos da SP-55 em Caraguatatuba, São Sebastião, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu, divididos em seis lotes.
Tamoios – Felício também inspecionou as obras dos Contornos da Tamoios, obra de maior porte da gestão estadual, com investimentos na ordem dos R$ 1,5 bilhão. O trecho ainda contempla a construção de 33,9 km de novas pistas que se ligarão à rodovia SP-099, em Caraguatatuba, e seguirão no sentido de São Sebastião e Ubatuba.
A obra ainda inclui a construção e complementação de outras 43 obras de artes especiais, como pontes e viadutos, além de drenagem, pavimentação e cinco conjuntos de túneis.