Marcello Veríssimo
Para quem prefere o calor ao frio, pode comemorar: o “veranico” de inverno deve ser com temperaturas acima da média para o mês deve persistir pelas próximas semanas. De acordo com os meteorologistas, as temperaturas subiram em parte do Sudeste pela falta de ar frio e pela persistência de ventos quentes, que vem do Norte do país. “Uma frente fria vai causar queda de temperatura nos últimos dias de junho de 2023, mas não será para todos”, diz a previsão do tempo.
Pelo menos até por volta do dia 10 de julho, o Brasil não deve sentir nenhuma onda de frio tão abrangente e forte, como a que ocorreu no início deste mês. Isso quer dizer que neste fim de semana o Litoral Norte deve estar propício para a praia, com temperaturas em elevação, assim como na semana passada.
Os meteorologistas dizem que algumas frentes frias devem avançar pelo país nos primeiros dias de julho, mas as massas de ar polar, que acompanham as frentes frias, estão restritas a poucos estados brasileiros. Algumas áreas da Região Sul terão chuva, o que vai inibir o aquecimento excessivo. “No começo de julho, temperaturas altas vão predominar no país, o que é comum nesta época na Região Norte e no Nordeste. Mas temperaturas acima do normal ainda serão observadas no Sudeste e o calor será intenso e em muitas regiões do Centro-Oeste”, informou o Climatempo.
Frente fria – Uma nova frente fria avança pela costa litorânea do Sul e do Sudeste nos próximos dias, mas segundo os meteorologistas, sua massa polar tem intensidade moderada podendo variar para forte.
Entre os dias 5 e 10 de julho, o ar frio de origem polar chega ao extremo sul do Brasil, mas será bloqueado e vai atuar com força somente sobre o Rio Grande do Sul. Até 10 de julho, não há expectativa de ar frio forte e abrangente sobre o Brasil.
A expectativa dos meteorologistas é que uma massa polar forte, que consiga avançar pelo interior do Brasil, fique para a segunda quinzena de julho.
Nesta quarta-feira (28), as temperaturas máximas devem bater os 30 graus nos municípios do Litoral Norte, a mínima registrada deve ser de 14, sem previsão de chuva.