Marcello Veríssimo
Considerada a Fórmula 1 dos mares por toda a movimentação que acontece dentro e fora d’ água, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela começa oficialmente no dia 23 julho, mas a cidade já vive a expectativa para a quinquagésima edição do evento que neste ano termina no dia 29 do próximo mês.
Durante este período o Yacht Club de Ilhabela recebe as tripulações dos maiores veleiros de oceano das Américas. Neste evento, de acordo com a organização, diversas classes estarão em disputa, entre elas a ORC, BRA-RGS, VPRS, C30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa e Multicasco.
Ao longo da semana de disputas, serão realizadas até 12 regatas para as classes C30 e HPE-25, e até 10 regatas para as demais classes. Um dos mais belos espetáculos da Semana Internacional de Vela são as regatas de percurso longo em que as classes ORC, VPRS, RGS (categorias A e B) e Clássicos competem na histórica Regata Alcatrazes por Boreste, que em 2023 celebra o aniversário de 100 anos do veleiro Atrevida, da Marinha do Brasil.
Já as classes C30, RGS-C, Bico de Proa (categorias A, B e C) e Multicasco disputam a Regata Toque-Toque por Boreste.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), disse que a SVI e a Semana de Monotipos são extremamente importantes para a cidade, pois além de promoverem o esporte também contribuem para o desenvolvimento econômico e turístico da ilha. “A Semana Internacional de Vela e a Semana de Monotipos reforçam a vocação náutica do município e atraem turistas de todo o país”.
Monotipos – Antes dos veleiros oceanos é a vez dos Monotipos brilharem em Ilhabela, entre os dias 14 e 16 de julho a Escola de Vela Lars Grael será sede entre os dias 14 e 16 de julho das regatas da Semana de Monotipos. As disputas envolvem as categorias de base da vela, com as classes optmist, dingue, ILCA 4/6/7, Snipe, 420, Open Bic e Kitesurf.
De acordo com os organizadores, serão seis regatas para todas as classes, exceto para a classe Kitesurf que tem programadas nove regatas. As disputas acontecem no canal de São Sebastião, que estará dividido em cinco raias.
O secretário de Esporte e velejador olímpico Bruno Prada, disse que a grandiosidade da SVI envolve não só as competições como também a
qualidade técnica dos atletas. “A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um dos maiores eventos da modalidade na América Latina, consolidando-se como um marco no calendário náutico. Mais que uma competição é o encontro de muitos amigos”.
Durante as regatas, o Race Village é onde o burburinho acontece fora d’água. A arena reúne diversas atrações e estará montada na Vila, no Centro Histórico.
O espaço contará com diversas atrações culturais, incluindo shows musicais. Além disso, neste ano a novidade fica por conta de uma área de aventura com parede de escalada e um tanque de mergulho proporcionando momentos de diversão e adrenalina.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, disse que o evento esportivo proporciona muitas oportunidades de negócio para a economia local. “A Semana Internacional de Vela movimenta o comércio, a hotelaria e os serviços da cidade, gerando empregos e contribuindo para o crescimento sustentável do turismo na região”.
Com tantos atrativos, os amantes da vela e os espectadores certamente estarão presentes para prestigiar esses momentos de pura emoção e celebração náutica. A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela e a Semana de Monotipos prometem ser eventos inesquecíveis e marcantes para a história da cidade.