Marcello Veríssimo
O Sítio Santa Seiva, no bairro Itapecerica, ao extremo sul de Ilhabela começou a receber os alunos das escolas públicas do município dentro do projeto “O Despertar dos Pequenos”, aprovado pela prefeitura do arquipélago, que tem o objetivo de aproximar as crianças dos quatro elementos fundamentais da natureza: terra, fogo, água e ar, integrando as crianças ao meio ambiente em que vivem. As crianças possuem idade de 7 a 12 anos e não usam o telefone celular ou outros dispositivos eletrônicos durante a visita ao sítio. “Nós estamos realizando oficinas com as crianças para despertá-las aos quatro elementos vitais, que são fundamentais para a vida no planeta”, explica Galeno Flávio Simões, proprietário do Santa Seiva.
O sítio é uma imensa agrofloresta que possibilita vivências e experiências práticas de conexão com a natureza. “Eles chegam e vão para as vivências no viveiro, aprendem a plantar, tem contato com a terra, tomam consciência do poder da terra, levam uma muda para a casa”, completa Galeno, que conta com a ajuda da facilitadora Marília de Toledo, na execução das atividades.
As outras experiências incluem oficinas no galinheiro do sítio sobre a importância da utilidade do fogo no preparo dos alimentos, do aquecimento, e também da água com orientações sobre a importância de preservá-la e que eles também são responsáveis pela proteção do planeta.
Os alunos da escola municipal Sebastião Leite da Silva se divertiram e ao mesmo tempo aprenderam enquanto conheciam diversas aves no galinhódromo e participaram das oficinas de plantio na horta e no viveiro de mudas. Utilizando as técnicas de bioconstrução, desenvolvidas no sítio, também construíram uma parede feita de bambu e barro e ainda conheceram vários peixes no tanque aquático.
O projeto possui uma proposta de conscientização para mostrar às crianças do município a importância de preservar o planeta e proteger Ilhabela dos impactos ambientais. “Se a gente não investir nas crianças, que é o futuro da ilha e do país, nós estamos perdidos. Vivemos muito desconectados de nós e ao mesmo tempo conectados ao celular. Temos que conscientizá-los sobre a maravilha que é viver nesta ilha, ter um mar bom, uma terra boa e está sendo lindo”, avaliou Galeno, que é o autor do projeto, mestre em Comunicação e Expressão, e como ele mesmo diz “ambientalista desde sempre e agrofloresteiro”.
De acordo com Galeno, existe a ideia de apresentá-lo para outras secretarias de educação e cultura dos municípios da região. “Para que elas impulsionem o projeto. É importante que elas entendam a sua importância”.
Confira a relação das escolas de Ilhabela contempladas no Projeto “O Despertar dos Pequenos” nos meses de junho e julho:
Turma 4 – 20 de junho – Alunos do Pés no Chão (entre 8 e 12 anos)
Turmas 5 e 6 – 21 de junho – Alunos do PEII Barra – 2° A e 4° B (entre 8 e 10 anos)
Turma 7 – 27 de junho – Alunos da Escola Luiza Aparecida de Souza Tangerino – Fase 2 A (entre 5 e 6 anos)
Turma 8 – 28 de junho – Alunos da Escola Luiza Aparecida de Souza Tangerino – Fase 2 B (entre 5 e 6 anos)
Turmas 9 e 10 – 28 de junho – Alunos da Escola Sebastião Leite – 1° A e 1° B (entre 6 e 7 anos)
Turma 11 – 29 de junho – Alunos do 7° ano da E.M. Anna Leite Julião Torres (entre 11 e 12 anos)
Turma 12 – 30 de junho – Alunos do 7° ano da E.M. Anna Leite Julião Torres (entre 11 e 12 anos)
Turma 13 – 3 de julho – Alunos da Escola Luiza Aparecida de Souza Tangerino – Fase 1 B (entre 4 e 5 anos)
Turma 14 – 3 de julho – Alunos da Escola Luiza Aparecida de Souza Tangerino – Fase 1 A (entre 4 e 5 anos)