Ilhabela planta mais de 500 árvores nativas no Morro dos Mineiros

PHOTO-2023-07-05-08-05-48

Marcello Veríssimo

A secretaria municipal do Meio Ambiente de Ilhabela anunciou nesta terça-feira (4) o plantio de mais de 500 árvores nativas da Mata Atlântica no Morro dos Mineiros, na região norte do arquipélago. De acordo com a secretaria, com o correto manejo da vegetação nativa da região e a ação de reflorestamento, a área está há um ano sem registro de ocorrência de incêndios.

Além disso, o plantio contribuiu para o sequestro de 70 toneladas de gases do efeito estufa da atmosfera. Estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP (Universidade de São Paulo), em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, mostra que cada árvore da Mata Atlântica absorve 163,14 kg de gás carbônico equivalente ao longo de seus primeiros 20 anos.

A secretária de Meio Ambiente da ilha, Kátia Freire, que é engenheira florestal, explica que o reflorestamento foi realizado com espécies nativas de Mata Atlântica, utilizando a técnica de enriquecimento em linhas, com um espaçamento de 3 m x 3 m. “Essa técnica visa acelerar o processo de recomposição e aumentar a biodiversidade na área do Morro dos Mineiros, proporcionando uma paisagem equilibrada do ponto de vista ambiental”.

Na região também são realizados tratos culturais como o coroamento, que consiste na retirada da vegetação ao redor da planta para reduzir a competição por nutrientes e luz, além da criação de aceiros, faixas livres de vegetação ao longo da área enriquecida com o objetivo de prevenir a passagem ou propagação do fogo e evitar queimadas na área de plantio.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), disse que com esse projeto o Morro dos Mineiros se transforma em um exemplo de conservação ambiental. “Onde a natureza é protegida e a cidade se beneficia dos serviços ecossistêmicos proporcionados pela Mata Atlântica”.

A manutenção efetiva do plantio também é um ponto chave para a eficiência do projeto. De acordo com a prefeitura, ao dar as condições necessárias para que a natureza siga o seu curso, a secretaria busca garantir a continuidade do processo e o estabelecimento de um ecossistema saudável e diversificado.

Todas as espécies nativas de Mata Atlântica foram produzidas pelo Viveiro Municipal Aroeira, valorizando as espécies da região.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias