Marcello Veríssimo
O Litoral Norte contabiliza três casos confirmados de gripe aviária. A terceira cidade a confirmar caso positivo da doença em animais junto a Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, foi São Sebastião. Casos de Influenza Aviária já foram constatados anteriormente em Ubatuba e Caraguatatuba.
De acordo com a secretaria de Saúde de São Sebastião, a ave contaminada é um trinta-reis-de-bando, que estava em uma unidade da Petrobras próxima à Praia dos Boneteiros, na região central da cidade.
A diretora de Vigilância em Saúde do município, Fernanda Paluri, disse que assim que o caso foi confirmado, seguindo os protocolos estabelecidos, foi feito contato imediato com o Serviço Veterinário Oficial para comunicar o ocorrido.
Ainda de acordo com ela, a Defesa Agropecuária está presente no município para estabelecimento do perímetro de foco, visando o isolamento da área afetada. “A região está sendo monitorada, especialmente em locais de grande concentração da ave em questão”.
Nesta segunda-feira (10) a cidade iniciou o monitoramento das aves de subsistência com ações coordenadas pela CDA, em conjunto com o Centro Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São Sebastião.
O Estado de São Paulo já soma sete casos positivos de gripe aviária, todos em aves silvestres, positivadas nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá, São Sebastião e Pirituba, na Grande São Paulo. No Brasil, há 61 casos da doença.