Rei dos mares, Rei da festa: Cisne-Branco aporta em Ilhabela para a 50ª SIVI

FA962A38-4167-4CCA-837A-43B3397C1D8F

Marcello Veríssimo

Ele é o rei da festa de abertura da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O navio-veleiro Cisne Branco participa da abertura da competição e tem sua chegada prevista no arquipélago para o próximo dia 21, representando a Marinha do Brasil em um dos eventos náuticos mais importantes do país.

O Cisne Branco, como é chamado, foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, na Holanda, e entregue à Marinha do Brasil em 4 de fevereiro do ano 2000. Sua estreia em mares brasileiros aconteceu durante a Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do país, quando percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil.

O navio é grandioso. Com impressionantes 76 metros de comprimento e 31 velas, o Cisne Branco se destaca como uma poderosa embarcação que honra a tradição e a história da Marinha brasileira. Ele desempenha um papel importante na formação de marinheiros, além de representar a instituição em eventos de vela pelo mundo.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), disse ser uma honra receber o navio-veleiro Cisne Branco em na 50ª Semana Internacional de Vela. “A Marinha do Brasil tem sido uma grande parceira ao longo dos anos em nossos eventos náuticos, e a presença do Cisne Branco adiciona um toque especial à nossa celebração. Estou ansioso para ver o impressionante navio em ação e tenho certeza de que será uma experiência inesquecível para os participantes e visitantes”, disse o prefeito, demonstrando sua alegria.

Tradição – O Cisne Branco mantém a tradição e executa as manobras de convés e vela exatamente como no século 19, apesar de contar com sistemas de tecnologia avançada. Essa fidelidade aos métodos tradicionais é um testemunho do compromisso da Marinha em preservar e celebrar sua história.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias