Deputados japoneses visitam Alesp e elogiam avanços tecnológicos da Casa

fg305544

O deputado japonês Kenichi Hirota, presidente da Assembleia Legislativa de Kochi, conheceu e elogiou o moderno processo de votação da Alesp cujo sistema utiliza terminais e painéis eletrônicos. Na província nipônica, explicou Hirota, os 40 deputados votam ficando de pé (a favor) ou permanecendo sentados (contra).

Nesta terça-feira (18), Hirota conheceu o Palácio 9 de Julho, sede do Parlamento Paulista, com os deputados Hatsuyuki Shimomura e Shu Oishi, ambos de Kochi. O trio visitou espaços como o Plenário JK, a Galeria dos Presidentes e o Hall Monumental. A visita foi organizada pelo gabinete do deputado Márcio Nakashima (PDT).

Passando pelo Salão Nobre, local de reunião das lideranças partidárias da Alesp, os parlamentares japoneses demonstraram curiosidade sobre o Colégio de Líderes. Essa instância consultiva da Alesp, inexistente na casa de leis de Kochi, é responsável por organizar a Ordem do Dia e opinar sobre temas de interesse da Alesp.

No Plenário JK, os deputados do Japão ocuparam assentos da Mesa e simularam discursos da Tribuna emitindo, em português, a palavra ?caipirinha?. Na Galeria, posaram ao lado do retrato de Paulo Kobayashi, primeiro descendente de japoneses a presidir o maior Parlamento estadual da América Latina, em 1997.

A visita guiada foi concluída no Plenário Dom Pedro I com troca de presentes. Na saída da Alesp, os deputados japoneses visitaram o gabinete de Nakashima. Em tom descontraído, Hirota ?lamentou? a eleição de apenas dois nipo-brasileiros para a Assembleia paulista – Felipe Franco (União Brasil) é o outro da Legislatura atual.

Gestores de secretarias do Governo de Kochi também fizeram parte da comitiva japonesa: Toshio Miki (vice-diretor de Esporte e Cultura), Naoko Kitamura (coordenadora de Turismo) e as assessoras Yoko Takahashi, Kazue Nakahara e Seiko Sakioka.

O presidente da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, Arnaldo Katayama, também acompanhou a visita. A entidade, formada por 350 membros, completou 70 anos em fevereiro deste ano.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias