Marcello Veríssimo
A Pesquisa Mensal de Serviços, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra crescimento do setor de serviços nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado tanto em volume quanto em receita nominal. De acordo com o IBGE, o aumento no setor de serviços foi de 1, 6% em relação ao mesmo período de 2022
No acumulado de janeiro a maio deste ano, o estado de São Paulo aumentou os serviços em 1,6% em relação a 2022, contribuindo para um resultado positivo do setor no Brasil. Já o crescimento da receita nominal foi de 7,9%.
De acordo com o IBGE, o setor de serviços é subdividido em cinco categorias. O maior aumento registrado foi de volume 4,8%, em
serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação); seguido por 2,4% de aumento nos serviços de informação e comunicação; 1,3% nos serviços profissionais, administrativos e complementares (como turismo) e nos serviços de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio. A categoria outros, que engloba esgoto, atividades financeiras e imobiliárias, teve queda de 1,2%, informou o IBGE.
Quando se trata da receita nominal, todas as categorias cresceram. De acordo com o IBGE, o turismo teve grande destaque nos serviços neste começo de ano tanto no país quanto no estado de São Paulo. No acumulado de janeiro a maio de 2023, o agregado especial de atividades turísticas cresceu7,4% no estado em relação ao mesmo período de 2022.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, afirma que a expectativa é que o ano de 2023 seja promissor para o setor, com um desempenho maior do que nos últimos cinco anos. Ele disse que o turismo gera incontáveis empregos diretos e indiretos. “Estamos trabalhando em parceria com os municípios, desenvolvendo novos eixos de Turismo, como o turismo gastronômico e o rural”.