Whatsapp cai, gera milhares de reclamações, mas no LN nem todo mundo percebeu e a vida continua

PHOTO-2023-07-20-08-04-39

Marcello Veríssimo

O gigante cai, levanta e continua caminhando. A frase motivacional também serve para ilustrar a queda global do Whatsapp na tarde desta quarta-feira (19) por aproximadamente 30 minutos e provocou uma reação em cadeia de comentários nas redes sociais.

Por volta das 17 horas, usuários não conseguiam enviar mensagens tanto na versão Web quanto no aplicativo. Cerca de meia hora depois, o aplicativo retomou o funcionamento.

No Twitter brasileiro, mais de 419 mil publicações citaram Whatsapp e relatos de internautas sobre o update “conectando” quando a mensagem seria enviada, juntamente a um relógio.

Em outra plataforma, o Downdetector, que reúne falhas de sites e aplicativos, houve um pico de 44 mil reclamações de usuários do WhatsApp.

A falha também foi observada em outros países, como Reino Unido, com 177 mil reclamações, Estados Unidos, com 34 mil reclamações, e França, com 209 mil reclamações.

A Meta, empresa que controla o Whatsapp, disse aos jornalistas que o problema foi resolvido, mas não explicou a causa da falha.

O internauta Danilo Schiezaro, que mora em Vinhedo, no interior de São Paulo, quis saber dos seus amigos no Facebook e perguntou: “Whats deu pau aí também?”. A maioria das pessoas que respondeu a publicação disse que sim, e como estava lidando com a ausência da ferramenta, que faz parte da vida da maioria da população.

Para a enfermeira integrativa Nara Moraes, de Caraguatatuba, o whatsapp é uma ferramenta importante de trabalho, mas ela nem percebeu a queda do serviço na tarde desta quarta-feira (19). “Estava em uma audiência, estive incomunicável durante todo o dia. Mas não imagino mais a vida sem whatsapp”.

O advogado de Caraguatatuba, Itagir Brondani, disse que chegou a pensar que a queda no serviço tinha acontecido em razão da instabilidade no tempo. “A conexão estava instável, mas estava tudo funcionando as outras redes e só depois fui perceber que tinha dado pane no Whatsapp”. Para o advogado, a queda no whatsapp nesta quarta-feira levanta uma reflexão. “Como uma pane em um sistema pode causar tanto tumulto na vida dos negócios e das pessoas, que vão agir de diferentes formas, mas a vida tem que seguir”.

Viciados em Whatsapp – A cada queda do aplicativo e sua repercussão, acende o alerta dos especialistas para um problema já bastante conhecido: o vício no WhatsApp.

Os psicólogos observam comportamento nas pessoas que ficam irritadas e até mesmo entram em pânico por não poder enviar e receber mensagens. O perfil das pessoas dependentes do app de conversas é de jovens de 18 a 30 anos, dizem os especialistas.

São pessoas que estão em época de estudos
ou no ápice de suas carreiras profissionais, portando o vício no aplicativo pode comprometer seu desempenho.

A psicóloga Ana Luiza Mano, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática (NPPI), disse que as pessoas substituem e perdem momentos importantes da sua rotina para ficar usando o app. “Eles deixam de dormir, faltam na escola e no trabalho”.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias