Luxo no mar, luxo em terra: quem são os destaques da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

WhatsApp Image 2023-07-21 at 08.06.08

Marcello Veríssimo

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela bateu recorde de inscritos com 130 veleiros. As inscrições para as regatas foram encerradas na última terça-feira (18).

As embarcações são de 54 clubes e marinas de todo Brasil, incluindo 12 equipes argentinas, que vão buscar a vitória nas classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Proa, Multicascos e HPE25.

As regatas começam no domingo (23) a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil, a partir de 12h.
A travessia da Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha de Alcatrazes.

O organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, Mauro Dottori, disse que a cada edição tanto organização quanto o pública testemunha uma variedade impressionante de barcos, que é um dos pontos mais marcantes do evento. ”Cada equipe traz consigo suas técnicas de navegação, estratégias e experiências únicas, tornando a Semana Internacional de Vela de Ilhabela uma verdadeira celebração da modalidade”, disse ele.

Durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a organização promoverá regatas de médio e longo percursos, bem como as tradicionais barla-sota, ou seja, disputas entre bóias.

Na próxima terça-feira (25), após a folga do dia anterior, será realizada Regata Eduardo Souza Ramos, em homenagem a um dos maiores incentivadores da vela brasileira.

Fórmula 1 dos mares

Barcos de diversos tamanhos e classes entram nas disputas. O atual campeão geral da SIVI é o gaúcho Crioula, um TP52 que se destaca pela velocidade nas regatas e tem o atleta olímpico Samuel Albrecht como tático, ano passado não teve para ninguém e o título ficou com a tripulação.

Este ano, um dos favoritos é o Botim 44 do Phoenix, que está com Mauro Dottori e Fábio Cotrim, e já parece escalado para retomar o trono.

Os 12 argentinos liderados pelo Katara, do experiente Julian Somodi, estão em número recorde e prometem fazer um clássico sul-americano no Canal de São Sebastião. A equipe é a atual campeã da ORC no Circuito Rolex de Punta del Este.

A última conquista 100% estrangeira da Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi do uruguaio Cristabella, que levou o título geral em 2015. Em 2017, o Phoenix também emprestou seu modelo Carabelli 30 ao time argentino do Mad Max de Julián Somodi, que faturou entre os 30 pés.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam