Marcello Veríssimo
Não faltaram emoção, muitos vídeos e fotos nas redes sociais sobre o primeiro fim de semana de atrações na 50ª Semana Internacional de Vela – Oceano. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL) abriu oficialmente o evento na noite deste sábado (22), no Race Village, localizado na Vila, centro histórico da cidade.
Como de praxe a abertura reuniu as equipes e o público, que foi a loucura ao ver os velejadores, que são as grandes estrelas da festa. Nesta edição, mais de 130 barcos de 54 clubes e marinas de todo o Brasil, incluindo 12 equipes argentinas.
As disputas acontecem nas classes de HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Proa, Multicascos e HPE25.
No domingo (23), às 11h, os veleiros participantes do evento realizam o tradicional desfile em frente ao Píer da Vila. A largada da
da regata “100 anos Atrevida: Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, Toque Toque e Renato Frankenthal”, aconteceu na sequência, às 12h.
Uma regata de percurso longo. Assim é a Alcatrazes por Boreste, que inclui as classes ORC, VPRS, RGS (categorias A e B) e os Clássicos.
Um dos destaques do sábado também foi a
“Regata do Amanhã”, realizada às 13h, no Yacht Club de Ilhabela. Este ano, de acordo com a organização, a regata teve recorde de crianças e adolescentes inscritos, mais de 150 jovens que desfrutaram da oportunidade de participar de uma palestra realizada pela comissão do evento, além de velejar em barcos tradicionais acompanhados por navegadores experientes.
O prefeito Toninho Colucci disse que o evento tem grande importância para a cidade. “A Semana Internacional de Vela e a Semana de Monotipos reforçam a vocação náutica do município e atraem turistas de todo o país”.
A programação completa do Race Village está disponível no site oficial da prefeitura www.ilhabela.sp.gov.br ou no site da secretaria de Turismo www.turismoilhabela.com.