Pela primeira vez na história, uma mulher vence na categoria principal do Hang Loose Surf Attack

WhatsApp Image 2023-07-24 at 14.00.38

Marcello Veríssimo

A segunda etapa do Hang Loose Surf Attack 2023, que terminou no último domingo (23), em Camburi, na costa sul de São Sebastião, mostrou que, se depender das novas gerações, são inúmeras as promessas do esporte. O circuito foi apresentado pela EDP, com patrocínios de Garytos e Soul Electric Praia Grande.

Em sua 35ª edição, este ano o Surf Attack registrou um feito inédito no feminino com a espanhola Janire Etxabarri, que é de Zumaia, vencendo uma etapa na principal categoria do circuito, a sub 18.
Com a vitória, Janire se torna a primeira mulher estrangeira a conquistar um título de etapa do maior circuito de categorias de base do Brasil.

O campeonato reuniu mais de 200 surfistas da nova geração, incluindo surfistas de Portugal e Espanha do projeto da EDP Surf For Tomorrow, além das Ilhas Canárias. “O Hang Loose Surf Attack ajudou a formar vários campeões mundiais que saíram deste circuito, que investe na base”, disse Alfio Lagnado, empresário considerado um dos maiores entusiastas do surfe brasileiro. “E esta etapa foi especial porque nós recebemos uma delegação estrangeira que interagiu com os nossos atletas. Tudo isso aconteceu com o nosso espírito bacana, que é o espírito da Hang Loose”, ele completou.

De acordo com a organização, entre os homens o surfista de Bertioga, Daniel Duarte, com a vitória na mesma categoria sub-18, assume a liderança do ranking.

O técnico da equipe EDP Surf For Tomorrow, Zé Seabra, disse que ficou contente pela vitória de Jamire. “Nós não viemos buscar resultados e sim experiência. Nós viemos experimentar um pouco dessa vontade brasileira de resolver os problemas mesmo tendo pouca onda e mesmo assim manter o gás todo até o fim”, disse Zé.

A edição deste ano foi a primeira que o Hang Loose Surf Attack recebeu uma equipe da EDP e também marcou a estreia da empresa em eventos de surfe no Brasil. “O surfe tem tudo a ver com energia, com o contato com a natureza e com a preservação do meio ambiente que é a nossa bandeira no mundo todo. Estamos muito felizes de poder contribuir com este projeto”, disse Cristiane Fernandes, diretora de distribuição da EDP.

O presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo, Zé Paulo, disse que o evento atingiu todos os seus objetivos.“Foi um evento que atingiu todas as nossas expectativas. Tivemos um intercâmbio com atletas de outros países, boas ondas apesar de pequenas, ações sociais envolvendo as crianças do Instituto Verdescola, plantio de árvores, muitas atividades na praia com as crianças e atletas com o palhaço Saracura, além de ter fomentado o comércio local”.

Confira os resultados da etapa de Camburi

MASCULINO
Sub 18

1 – Daniel Duarte (BER)
2 – Guilherme Fernandes (UBA)
3 – Kai Odriziola (ESP)
4 – Connor Donegan (HL)
Sub 16
1 – Kalani Robles (UBA)
2 – Lukas Camargo (PGD)
3 – Kailani Renno (UBA)
4 – Daniel Duarte (BER)
Sub 14
1 – Kailani Renno (UBA)
2 – Vini Palma (PGD)
3 – Kalani Robles (UBA)
4 – Bryan Almeida (GUA)
Sub 12
1 – Vini Palma (PGD)
2 – Keoni Renno (UBA)
3 – Izau Signorini (SVI)
4 – Theo Kogachi (GUA)
FEMININO
Sub 18
1 – Janire Etxabarri (ESP)
2 – Carol Bastides (PGD)
3 – Mayara Zampieri (SSB)
4 – Maria Salgado (POR)
Sub 16
1 – Luara Mandelli (PR)
2 – Mayara Zampieri (SSB)
3 – Carol Bastides (PGD)
4 – Maeva Guastalla (UBA)
Sub 14
1 – Carol Bastides (PGD)
2 – Maeva Guastalla (UBA)
3 – Paula Stefani (GSP)
4 – Mariah Marquez (CAR)

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias