Marcello Veríssimo
A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental) apreendeu 950 metros de rede, que estava com 22 raias presas. O flagrante aconteceu na tarde do último domingo (23), na região da praia Camburi, costa norte do município durante patrulhamento ostensivo e preventivo com o objetivo de coibir a pesca ilegal e predatória.
De acordo com a polícia, a rede estava sem qualquer identificação e não havia nenhum pescador ou embarcação próximos. Por conta disso a polícia não conseguiu identificar os responsáveis pelo crime ambiental.
A rede estava armada dentro da APAMLN (Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte). O petrecho foi imediatamente recolhido.
No momento da retirada da rede do mar, para a embarcação, os policiais militares acabaram salvando 22 exemplares de raias, sendo uma da espécie treme-treme. Essa espécie de raia também é conhecida como raia elétrica, pois tem a capacidade de desferir cargas elétricas de mais de 200 volts, tanto para sua defesa, quanto para o ataque.
Os policiais militares também retiraram da rede uma grande raia-prego, dezesseis exemplares de raia-bicuda, além de quatro exemplares de raia-viola, atualmente ameaçada de extinção.
Denúncias para a Polícia Ambiental podem ser feitas pelo telefone (12) 3842-0123.