Prefeitura de São Sebastião recebe doações pelo programa ‘Empresa Amiga da Defesa Civil’

31072023163743_G

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), entregou ao restaurante As Ilhas o selo do programa ‘Empresa Amiga da Defesa Civil’, instituído pela Lei Municipal nº 2.819/2021, de 2 de julho de 2021.

O estabelecimento doou duas motosserras, sendo uma STIHL MS 661 e outra MS 194 T, além de dez calças táticas para uso dos agentes. Os equipamentos e uniformes vão ajudar nos trabalhos do dia a dia das equipes.

O objetivo do programa, voltado para pessoas jurídicas, juntamente com ‘Cidadão Amigo da Defesa Civil’, para pessoas físicas, é reconhecer, por meio de uma certificação feita com um selo oficial, aqueles que contribuem para a Proteção e Defesa Civil do município.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, desde a implantação da Lei, o órgão já recebeu um drone, instrumento utilizado para realizar vistorias em áreas de risco e mostrar com imagens a dimensão de incêndios, alagamentos e deslizamentos de terra. Também foram doadas pela Vitopol Comércio e Assessoria Empresarial Eireli, duas roupas de manejo de colmeias de abelhas, marimbondos e vespas, para ser usado em área pública.

Vale lembrar que a Defesa Civil não faz a remoção de colmeias em residências particulares. Para isso, o proprietário do imóvel deve chamar um apicultor ou um especialista da área. O extermínio desses insetos é crime ambiental, conforme rege a Lei Federal nº 9.605/98.

Outras empresas também já receberam selo e doaram guincho de alavanca/manual para o arraste de cargas); prancha de resgate; capacetes para corte de árvores e rapel; cobertura (boné) para agentes e voluntários; calças para agentes; botas para agentes; camisetas para voluntários; motosserra; cordas para salvamento em altura e rapel; cadeirinha, freios 8 e mosquetões para rapel; e luvas de vaqueta e pigmentadas.

Para receber o selo ‘Empresa Amiga da Defesa Civil’ ou ‘Cidadão Amigo da Defesa Civil’, é preciso fazer doações ou iniciativas que colaborem com os trabalhos da força de salvamento.

Entre elas, estão donativos para ações humanitárias da Defesa Civil, em situações emergenciais ou não; realização de cursos gratuitos para capacitação de funcionários e voluntários da Defesa Civil; abrigo temporário para desalojados ou desabrigados, em situação de evento danoso ou urgência/emergência; fornecimento de alimentação, para desalojados, desabrigados, voluntários e agentes em ações vinculadas a situações de emergência; doação em espécie, a serem depositados no Fundo Municipal de Defesa Civil (FUMDEC).

Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone/WhatsApp (12) 3862-6840.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias