Marcello Veríssimo
Julho terminou mais quente e com precipitação de chuva muito abaixo da média para o mês. A constatação é dos meteorologistas. De acordo com eles, a tendência de calor continua nos próximos dias.
O total de chuva acumulado em julho na estação meteorológica convencional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Mirante de Santana, zona norte da capital paulista, foi de 11,0 mm, índice que ficou 77% abaixo da média de chuva normal para julho que é de 48,4 mm.
Em julho do ano passado, foram apenas 9,2 mm acumulados.
Neste mês de julho, o maior volume de chuva registrado em 24 horas foi de apenas 4,4 mm, na manhã do último dia 29. “O Mirante de Santana registrou precipitação acima ou igual a 1 mm em 3 dias, sendo que a média Climatológica para julho é de 4 dias”, dizem os meteorologistas.
Durante todo este ano o total de precipitação acumulado desde o dia 1 de janeiro é de 1.091,8 mm.
Dias quentes
Com média de 23,7 °C, as temperaturas máximas fecharam o mês em 0,8 °C acima da normal climatológica para julho, que é de 22,9°C. A maior temperatura do mês foi de 28,6 °C, registrada na tarde do dia 12 de julho na capital paulista.
De acordo com os meteorologistas, mesmo a média das temperaturas mínimas registradas foi de 13,7 °C, com desvio de 0,9 °C acima da média climatológica que é de 12,8 °C no mês.
A temperatura mínima do mês foi de 9,8 °C, registrada no dia 15 de julho.