São Sebastião se destaca entre as cidades da região com praias mais limpas

WhatsApp Image 2023-08-08 at 09.09.38

Marcello Veríssimo

São Sebastião se destaca na região pela baixa quantidade de resíduos que foram encontrados nas praias da cidade nos primeiros meses deste ano. A constatação é do Instituto Argonauta que produz o Boletim do Lixo em conjunto com o Aquário de Ubatuba.

As últimas duas edições da publicação mostram que no mês de maio foram recolhidos 51,5 kg de lixo nas praias do município, seguidos de 15,5 kg no mês de junho, totalizando 67 kg; ou seja, 1kg de lixo diário retirado no período de dois meses em todas as 31 praias da cidade.

De acordo com o Argonauta a equipe observa toda a faixa de areia, faz o registro fotográfico indicando a situação do local, e classifica de
em quatro categorias, que são: ausente, quando não há evidência de lixo; traço, predominantemente ausente, mas com a presença de alguns itens espalhados; inaceitável, amplamente distribuído com algumas acumulações de lixo, e caótico, pesadamente contaminado com várias acumulações de resíduos.

De 2016 até agora, segundo os dados do Boletim do Lixo, São Sebastião também se destacou entre as demais cidades da região no ranking de praias mais limpas, e conquistou o primeiro lugar com a categoria “ausente”, ou seja, quando não há evidência de lixo.

O oceanógrafo Hugo Gallo, que é o presidente do Instituto Argonauta, disse que a posição de destaque de São Sebastião é resultado de um trabalho conjunto entre poder público municipal, ONGs e a população que atua na limpeza e conscientização de toda sociedade.

O lixo marinho é uma preocupação do Instituto Argonauta que, desde 2016, somando esforços a outros projetos desenvolvidos pela instituição, coleta, tria (sistematicamente) e analisa diariamente os resíduos que são encontrados nas praias, através de técnicos e monitores.

O Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta e o Projeto Tamar foram as primeiras instituições a trabalhar na problemática do lixo marinho no Brasil e na região do Litoral Norte.

O boletim do lixo pode ser acessado na íntegra pelo site da instituição: https://institutoargonauta.org/publicacoes

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias