Buscando aproximação com o Poder Público, Frente Parlamentar do Cooperativismo é lançada na Alesp

fg306686

Com o objetivo de fortalecer e garantir o trabalho de cooperativas das mais diversas áreas do Estado, foi lançada nesta quinta-feira (10), a Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop-SP), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O grupo, coordenado pelo deputado Helinho Zanatta (PSD), conta com 10 integrantes efetivos e é apoiada por outros 19 parlamentares da Alesp. A frente pelo cooperativismo existe há mais de 30 anos e, em São Paulo, é relançada ao início de toda nova legislatura. “Vamos catalisar as necessidades, as condições e o que precisamos trabalhar aqui na Alesp e junto ao Executivo, para que a gente possa defender essa atividade que gera emprego renda para o Estado”, disse Zanatta.

O evento de lançamento da nova formação da Frencoop-SP contou com a participação de representantes de 68 cooperativas e 18 associações do Estado de São Paulo, além de parlamentares, organizações não governamentais e outras autoridades.

Cooperativas

A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) define o modelo como ‘organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões’.

O Estado de São Paulo conta com mais de mil cooperativas em atividade, com cerca de 3,5 milhões de cooperados, de acordo com a Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo). Essas cooperativas atuam nos mais diversos ramos da sociedade, como Agronegócio, Saúde, Educação, Habitação e outros.

“Acreditamos que essa forma de se organizar e produzir, apesar de já ter muitos anos, continua jovem”, disse o deputado federal Arnaldo Jardim, que compôs a Mesa do evento. O parlamentar é presidente da Frente pelo Cooperativismo da Câmara dos Deputados e defende as organizações nacionalmente. “O Legislativo age intervindo em políticas públicas para fazer com que o cooperativismo esteja presente”, completou.

Apoio parlamentar

Presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande falou sobre como o Parlamento Paulista pode contribuir com as cooperativas. “Precisamos que a frente aplaine o caminho para que as cooperativas possam trabalhar, seja qual ramo for, porque o resto elas fazem. Está no DNA delas”, disse.

Membro efetivo da Frencoop-SP e presidente da Comissão de Atividades Econômicas da Alesp, o deputado Itamar Borges (MDB) destacou o trabalho das cooperativas para os pequenos empreendedores do Estado. “É o pequeno que precisa de políticas públicas, do governo estadual e federal. Apoiar cooperativas é multiplicar oportunidades, melhorar a distribuição de renda e fortalecer o pequeno produtor”, afirmou.

Também integrante efetivo da frente, o deputado Carlão Pignatari (PSDB) falou sobre o impacto das cooperativas paulistas na economia. “É um grande potencial econômico e social, de geração de emprego e renda. Daremos todo o suporte para o crescimento do setor no Estado”, completou.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam