Marcello Veríssimo
O quebra cabeça que todos querem colocar a coroa do rei e dar o xeque mate. Após as oitavas de final na etapa do Tahiti Pro, em Teahupo’o, o surfista de Ubatuba Filipe Toledo pode terminar o circuito na liderança do ranking.
A matemática é simples. Como líder, Filipinho chega ao WSL Finals e tem a escolha de enfrentar apenas um dos outros quatro classificados na decisão em Trestles, na Califórnia, entre 8 e 16 de setembro.
E para ele tanto faz. Na disputa das oitavas nesta terça-feira (15) Toledo não foi bem, e segundo a imprensa especializada até pareceu que estava pouco interessado. Ele acabou derrotado pelo surfista tailandês Mihimana Braye por 15,50 x 5,73, terminando a etapa decisiva do WCT na nona colocação com 3.320 pontos, mas ainda líder do ranking sem poder ser mais alcançado.
Medina e Dora – Já Gabriel Medina, de Maresias, venceu o havaiano Seth Moniz por 14,17 a 8,77. A imprensa disse que a vitória mostra que o surfista de São Sebastião está vivo na disputa e em busca de uma boa classificação para o WSL Finals e para uma das vagas brasileiras nas olimpíadas de Paris do ano que vem.
Medina foi um dos protagonistas dos maiores clássicos do surfe mundial que aconteceu em Teahupoo nesta quarta-feira (16).
O surfista fez os quatro melhores canudos do confronto e superou John John Florence, que perdeu a bateria com uma desvantagem de 16.10 pontos. Com o resultado, Medina avançou para semifinal para encarar Barron Mamiya. Já o havaiano John John Florence se despediu do CT 2023.
Medina dominou a bateria se posicionando mais pra dentro do pico. A imprensa especializada informou que aos cinco minutos veio uma série, os dois remaram e o brasileiro botou pra baixo. O público vibrou.
O surfista de Maresias desapareceu dentro do tubo, saiu ileso e ainda executou um cutback e uma rasgada. Nota de 8.33 pontos.
Outro brasileiro destaque no circuito é Yago Dora que também avançou às quartas de final após derrotar o lendário surfista Kelly Slater em uma das disputas mais acirradas em Teahupo’o: 14,50 a 14,26.
Os brasileiros João Chianca e Caio Ibelli terminaram a etapa na 17º colocação, somando ambos 1.320 pontos no Tahiti Pro.
Mulheres – No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb enfrentará nas quartas de final a australiana Tyler Wright.
Foto: Reprodução Instagram/Filipe Toledo