Marcello Veríssimo
Faltou pouco! O surfista de São Sebastião, Gabriel Medina, tricampeão mundial de surfe, terminou a etapa de Teahupo’o, no Tahiti, como vice-campeão do Mundial WSL (World Surf League). O caiçara liderou a bateria com folga até os cinco minutos decisivos quando o surfista australiano Robinson conseguiu um tubo perfeito e obteve a nota que precisava para superar Gabriel Medina.
Apesar da vice-liderança na etapa, com a derrota na final, Gabriel Medina ficou de fora da WSL Finals que vai ser disputada entre os dias 8 e 16 de setembro em Trestles, na Califórnia, Estados Unidos. “Dei tudo de mim, não foi desta vez! Mas agradeço a Deus por mais essa oportunidade de surfar minha onda preferida”, disse Gabriel, em seu perfil oficial no Instagram com mais de 11 milhões de seguidores. “Agradeço a todos pela torcida de e o carinho de sempre. Voltaremos mais fortes. Prometo”, completou o surfista.
Gabriel foi derrotado pelo australiano Jack Robinson por 15,66 a 15,00. O surfista caiçara liderou a bateria até os cinco minutos finais, quando Robinson conseguiu um tubo profundo e somou ótima nota, ultrapassando Medina: 15,66 a 15, 00.
Apesar da derrota, a imprensa especializada disse que Gabriel foi muito bem na etapa do Tahiti Pro. Nas últimas seis edições, ele vendeu em duas nos anos de 2014 e 2018.
Foi vice-campeão em 2015, 2017, 2019 e 2023. Nos anos de 2020 e 2021 a etapa não foi disputada por conta da pandemia e no ano passado ele não completou por conta de uma lesão no joelho.
A WSL Finals será disputada de 8 a 16 de setembro em Trestles, na Califórnia. Estão na disputa os brasileiros
Filipe Toledo, de Ubatuba, e João Chianca, do Rio, além dos australianos Jack Robinson e Ethan Ewing, que lesionado pode não disputar o WSL Finals, e o americano Griffin Colapinto.
Olimpíadas
Por enquanto, dois brasileiros estão confirmados nas Olimpíadas de Paris, na França: Filipe Toledo e João Chianca. Apenas dois brasileiros se classificam via WSL, aqueles que forem melhores colocados no top10.
Foto: Reprodução/Instagram Gabriel Medina