Marcello Veríssimo
Desconstruir comportamentos que levam a “masculinidade tóxica” e proporcionar vivências que despertem a afetividade entre os homens. Essa é a proposta do 7° Retiro Body & Heart, que acontece no feriado de Finados, em 2 de novembro, em Ilhabela.
“Conecte-se com sua vulnerabilidade em uma ilha paradisíaca. Desenvolva o amor próprio com todo o potencial do seu ser por meio de práticas sensoriais. Liberte o seu poder “orgástico”. Vivencie o luxo e o contato com a natureza”, diz a organização.
De acordo com a organização, o retiro pretende abrir o “masculino e o feminino” nos participantes, transcender a objetificação, desbloquear suas limitações e conectar-se com sua verdade. “Venha como você é e conquiste o auto-amor”, eles garantem.
O evento é destinado para solteiros, casais (monogâmicos ou não monogâmicos), trisal, homens gays, heteroscisgenero, bissexuais, indecisos, assexuais ou hipersexuais. “O retiro começou como um processo para homens gays, mas devagar vieram também os homens héteros, que se interessaram pelo retiro. É um trabalho que vai pelo viés do sentir. A afetividade para todos os homens, independente da orientação sexual, é algo que falta”, diz o facilitador do retiro, Daniel Bittar.
Em Ilhabela serão 36 horas de vivência entre os dias 2 e 5 de novembro. Entre os destaques, durante o evento, os participantes aprendem a lidar com a rejeição e adquirir ferramentas necessárias para processá-la e entender suas próprias limitações e como vencê-las durante as práticas.
O retiro também incentiva práticas de auto-aceitação e auto-amor, processos de liberação e desbloqueio, além de meditação, yoga para não praticantes, exercícios de conexão em duplas, estado de abertura, percepção e prazer e o ritual para nudez e acolhimentos da sua própria vulnerabilidade, que é opcional/adaptável. “Queremos dessexualizar os afetos”, diz o facilitador.
Os participantes também terão contato com uma massagem milenar para desbloqueio emocional e desenvolvimento. Daniel lembra que nenhuma atividade é obrigatória durante o retiro. “Você faz apenas o que sente que está pronto para fazer”.
Também serão aplicadas técnicas para o desenvolvimento da empatia e dinâmicas de manifestação da consciência/energia em grupo, entre outras atividades.
“Faremos muito Heart Sharing para sintonizar nossos sentimentos e compartilhá-los em palavras (isso é parte do processo de super-sensibilização, não apenas do trabalho corporal)”, diz Daniel.
O Body & Heart é uma espécie de retiro parecido com os realizados pela musa tântrica do Instagram Carol Teixeira, que é sexóloga, filósofa e escritora. “Trata-se de um grupo de apoio para você se sentir seguro e acolhido na sua vulnerabilidade”.
Desde que começou a circular na internet o que chama atenção são os custos do investimento. São pelo menos cinco tipos de hospedagem com preços a partir de R$4,5mil, incluindo alimentação, valor do curso e estadia. “O retiro é um lugar para você se sentir à vontade e se abrir.
Você não é obrigado a fazer todas as atividades se não quiser. Você só fará o que tiver vontade de fazer ou o que achar que está pronto para fazer. Ou você pode perguntar ao facilitador como adaptar os exercícios às suas necessidades/grau de abertura”, dizem os organizadores.