Marcello Veríssimo
A Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária confirmou na última sexta-feira (18) que a ave migratória trinta-réis-real, encontrada doente no bairro Martim de Sá, foi contaminada por gripe aviária. O resultado do exame foi divulgado somente na tarde desta terça-feira (22).
A influenza aviária é considerada uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Os sintomas incluem andar cambaleante, pescoço torto, aspecto abatido, dificuldade respiratória, diarreia, entre outros.
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) reforça que a população ao encontrar qualquer ave silvestre debilitada e com sinais da doença deve ligar imediatamente no telefone (12) 38876888.
O órgão vai até o local fazer a captura do animal A orientação é que as pessoas não toquem ou se aproximem.
Em Caraguatatuba, até o momento, foi realizado o acompanhamento de 12 aves, sendo dois casos positivos. Além disso, também foram realizadas orientações em locais com criação de aves domésticas, para qualquer necessidade também devem acionar o CCZ.
Criação de aves domésticas em área urbana não é permitida.
A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos. As infecções humanas pelo vírus da influenza aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. No Brasil, ainda não foi registrado nenhum caso em seres humanos.