Secretaria Estadual confirma: ave localizada na Martim de Sá está com gripe aviária

WhatsApp Image 2023-08-22 at 14.52.42

Marcello Veríssimo

A Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária confirmou na última sexta-feira (18) que a ave migratória trinta-réis-real, encontrada doente no bairro Martim de Sá, foi contaminada por gripe aviária. O resultado do exame foi divulgado somente na tarde desta terça-feira (22).

A influenza aviária é considerada uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Os sintomas incluem andar cambaleante, pescoço torto, aspecto abatido, dificuldade respiratória, diarreia, entre outros.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) reforça que a população ao encontrar qualquer ave silvestre debilitada e com sinais da doença deve ligar imediatamente no telefone (12) 38876888.

O órgão vai até o local fazer a captura do animal A orientação é que as pessoas não toquem ou se aproximem.

Em Caraguatatuba, até o momento, foi realizado o acompanhamento de 12 aves, sendo dois casos positivos. Além disso, também foram realizadas orientações em locais com criação de aves domésticas, para qualquer necessidade também devem acionar o CCZ.

Criação de aves domésticas em área urbana não é permitida.

A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos. As infecções humanas pelo vírus da influenza aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. No Brasil, ainda não foi registrado nenhum caso em seres humanos.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias