Espuma densa na Martim de Sá não é poluição, dizem os especialistas

WhatsApp Image 2023-08-31 at 12.30.52

Marcello Veríssimo

A Praia Martim de Sá, na região norte de Caraguatatuba, considerada a mais popular do município, amanheceu nesta quinta-feira (31) com uma espuma densa e amarelada assustando quem estava na praia.

De acordo com os especialistas, a espuma foi trazida pela maré e ficou concentrada entre o meio da praia e o canto esquerdo. Ainda não se sabe de onde a espuma veio. “É estranho, a gente fica com receio de entrar no mar com essa espuma. A gente não sabe do que se trata”, disseram alguns banhistas.

O GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos) do Litoral Norte, que tem um posto instalado na Martim de Sá, informou que a espuma não oferece risco aos seres humanos, que não é poluição, mas sim um fenômeno natural que ocorre nas praias da região. “É uma reação química natural, água, sujeira e ar, mas não oferece risco”.

O Instituto Argonauta também confirmou tratar-se de um fenômeno natural sem riscos aos banhistas. De acordo com o Argonauta, trata-se de um micro-organismo que com a agitação do mar se transforma em espuma. “Um fenômeno bastante comum nas praias da região”, disse o instituto.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) disse que não recebeu registro de qualquer derramamento de produtos químicos ou óleo na praia Martim de Sá, que pudesse causar espuma.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias