Marcello Veríssimo
Verão, época de muitos turistas e muitos problemas. O mais recente deles é que às vésperas do feriado prolongado da Independência, na próxima quinta-feira (7) funcionários da empresa Pioneira/Renovar, que é responsável pelo serviço de varrição e limpeza das ruas em Caraguatatuba, anunciaram nesta segunda-feira (4) que entraram em greve. Eles alegam atraso no pagamento dos salários e do vale refeição.
De acordo com os funcionários, a decisão pela greve aconteceu depois que a empresa decidiu cortar alguns benefícios, entre eles, o VR. A prefeitura contesta e diz estar em dia com a empresa.
Após a paralisação dos serviços no final da tarde desta segunda, o trabalho de varrição, limpeza e manutenção de ruas, avenidas, vielas, margens de rios, praças e praias, é executado pelo pessoal do PEAD (Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego).
Além do pagamento com atraso nos salários e benefícios, também estaria havendo demissões. Uma das motivações para essa greve veio após a situação “ficar complicada”, segundo os trabalhadores, depois que a prefeitura decidiu abrir licitação para contratação de uma nova empresa, que deve assumir em janeiro do ano que vem, para realizar o serviço feito atualmente pela Renovar/Pioneira.
Com medo do que pode vir a acontecer, os funcionários dizem que como não vai permanecer a empresa decidiu de forma unilateral cortar funcionários, atrasar salário e o pagamento do vale refeição.
A empresa Pioneira/Renovar atualmente possui 250 funcionários em Caraguatatuba e atua desde 2017 na cidade.
Pressão – Pressionada, a Prefeitura de Caraguatatuba anunciou ainda na tarde de ontem que os funcionários devem retomar os serviços nesta terça-feira (5).
De acordo com a prefeitura, o serviço de varrição e limpeza das ruas passa por processo de licitação. E qualquer empresa habilitada pode concorrer.
A Secretaria de Serviços Públicos, em negociação com os trabalhadores, disse que o pagamento do VR teria sido feito nesta segunda-feira (4) e o pagamento dos salários atrasados até a próxima quarta-feira (6).