Bicampeão mundial de Surfe, Toledo agora quer Olimpíada de Paris em 2024 

IMG-20230911-WA0022

Marcello Veríssimo

A coroa de campeão mundial de surfe permanece com ele. O surfista de Ubatuba, Filipe Toledo, conquistou o bicampeonato mundial no circuito WSL (World Surf League), neste sábado (9). Filipinho venceu o surfista australiano Ethan Ewing, no WSL Finals, que encerrou a temporada na praia de Trestles, na Califórnia.

Favorito desde o início, em uma melhor de três, Toledo fez 2 a 0 conseguindo melhores notas em duas baterias disputadas.

A disputa começou na primeira bateria com o surfista de Ubatuba atrás do australiano. Experiente, Filipinho levou a melhor e garantiu uma nota 9 que deu a ele a liderança e a vitória na primeira bateria.

Na segunda bateria, o tempo e as ondas ajudaram Filipinho. Dos 35 minutos previstos para o confronto, os primeiros 20 foram marcados pela falta de ondas.

De acordo com a Liga Mundial de Surfe, faltando nove minutos para o fim da bateria, Toledo novamente conseguiu a liderança com um 7,5 colocando Ewing para remar atrás do prejuízo, mas ele não conseguiu.

Os placares foram de 17,97 a 17,23 e 14,27 a 12,37 para Toledo. Neste ano, Toledo foi um dos melhores surfistas da temporada. Além do WSL Finals, o surfista brasileiro chegou em três finais: Sunset Beach, El Salvador e J-Bay. Ele venceu nas três oportunidades.

A vitória de Toledo no WSL confirma o domínio brasileiro no surfe masculino. Disputado desde 1976, o WCT de surfe conta com quatro brasileiros campeões mundiais: Gabriel Medina, Adriano de Souza, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo. O Brasil tem sete títulos mundiais de surfe.

Compartilhe nas Redes Sociais